Datas Comemorativas para Lucrar Datas comemorativas para lucrar com a venda de presentes

Melhores Datas Comemorativas para Aumentar Vendas

5 Datas Comemorativas para Lucrar com a Venda de Presentes

Uma loja de presentes é um estabelecimento que vende diversos produtos com o objetivo de atender pessoas que buscam itens para presentear alguém. Essas lojas costumam vender de tudo um pouco, passando por itens de decoração, canecas, bichos de pelúcia, canetas, relógios e muitos outros produtos, de modo a agradar todo tipo de consumidor.

Ao longo do ano não faltam ocasiões festivas para presentear amigos e familiares e, por isso, o uso do marketing sazonal, que explora datas comemorativas do calendário, é de extrema importância para os varejistas. As datas comemorativas impulsionam as vendas e por isso muitos lojistas e marcas realizam o planejamento para estas datas com bastante antecedência.

Quando um cliente entra em uma loja de presentes este tem como principal objetivo encontrar com facilidade e preço acessível o presente ideal. Isso reforça, portanto, a grande gama de produtos diferentes que estes estabelecimentos devem ter. A melhor forma de garantir essa diversidade de produtos com preço acessível é a importação da China.

Se um tempo atrás a indústria chinesa era associada com produtos de baixa qualidade e falsificações, isso mudou. Atualmente o mercado chinês tem desenvolvido cada vez mais soluções criativas, com qualidade e preço acessível para todo tipo de ocasião.

Para os empreendedores que possuem uma loja de presentes, pode ser necessário trabalhar com vários fornecedores simultaneamente, uma vez que itens de diversos segmentos serão comercializados. Para auxiliar com essa demanda recomendamos a contratação de um consultor especializado em produtos chineses. Este profissional, por residir na China, pode auxiliar na escolha dos produtos adequados, no contato com os melhores fornecedores, garantindo preço e qualidade, além de realizar todo o trâmite legal que envolve a importação de produtos.

Outra recomendação fundamental é conhecer as principais datas comemorativas que movimentam o comércio brasileiro e tê-las como foco. Tendo isso em vista, elaboramos uma lista com as 5 principais datas comemorativas para lucrar com a venda de presentes no Brasil.

1 – Natal (25 de dezembro)

Não poderia ter data mais significativa para encabeçar esta lista. De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), no Brasil o Natal sozinho gera um faturamento equivalente a três outros meses do ano.

O principal motivo para isso seria a busca por produtos de todos os tipos, pois no Natal não há um segmento específico de pessoas a serem presenteadas, como acontece nas demais datas. Práticas como a ceia de Natal e o amigo secreto tornam quase obrigatório o ato de presentear.

Com a popularização da Black Friday, que está associada ao início das vendas para o Natal, o pico de vendas do ano pode ter início ainda em novembro e se estender por todo o mês de dezembro.

2 – Dia das Mães (2° domingo do mês de maio)

Pesquisas apontam que no Brasil o Dia das Mães é uma das datas de maior rentabilidade para o varejo, atrás apenas do Natal. O valor simbólico desta data é tão grande que as vendas para o dia das mães são pouco afetadas por crises.

Levando isso em conta, o mês de abril deve ter como enfoque para uma loja de presentes ações e estoque de produtos relacionados à esta data, como decorações, kits de produtos, itens de beleza e outras lembranças temáticas.

3 – Dia dos Namorados (12 de junho)

O Dia dos Namorados é uma grande oportunidade para os varejistas e é comemorado no mundo todo, apesar de em datas diferentes. Segundo uma pesquisa realizada pela Picodi.com com pessoas de 33 países diferentes, o brasileiro é um dos que mais gosta de comemorar essa data. Segundo a pesquisa, 82% dos brasileiros entrevistados trocam presentes no dia 12 de junho.

Para o dia dos namorados, a principal escolha dos consumidores tanto do gênero masculino quanto do feminino que desejam comprar presentes são roupas e em segundo lugar itens de beleza, como perfumes. Vale também investir em cartões criativos e românticos que complementam os presentes.

4 – Dia dos Pais (2° domingo do mês de agosto)

A quarta data mais relevante é o Dia dos Pais. Segundo um levantamento feito pelo SPC Brasil, quase 93 milhões de pessoas tinham pretensão de comprar algum presente nesta data em 2018, o que acaba por movimentar os meses de julho e agosto do comércio.

Os itens para presentear os pais mais procurados este ano foram roupas, seguidos de cosméticos e perfumes e também acessórios, como relógios, cintos e carteiras. Há ainda uma busca por artigos esportivos e ferramentas.

5 – Dia das Crianças (12 de outubro)

O Dia das Crianças, apesar de estar em último nessa lista, representa uma data muito esperada do calendário comercial. Além de movimentar a economia de setembro e outubro, serve como um tipo de termômetro para as vendas do Natal, já que ocorre apenas dois meses antes e pode indicar como serão as vendas do final do ano. Em 2018, as vendas do dia das crianças tiveram o melhor desempenho dos últimos seis anos, indicando que o Natal pode ser promissor.

Uma loja de presentes deve investir obviamente em brinquedos e relacionados, devendo estar atenta às novidades, uma vez que é durante esse período que as principais novidades do segmento infantil são lançadas.

Gostou da nossa lista? Esperamos que estas datas ajudem sua loja de presentes a lucrar muito!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima