Importação de Lâmpadas Luminárias e afins Importar da China sem visitar

Importação sem Visitar a China: É Possível?

É possível importar sem visitar a China?

Muitas pessoas preveem que a China será a maior economia do mundo e em breve ultrapassará os Estados Unidos.
Embora o custo relativo de fabricação na China tenha aumentado nos últimos anos, o país ainda é frequentemente o local mais barato para varejistas e fabricantes de todos os continentes adquirirem produtos ou peças.
Nesse artigo vamos abordar como as pessoas podem adquirir produtos na China, e nos concentrar em como as empresas que não podem arcar com escritórios no exterior ou operações de manufatura podem efetivamente e eficientemente encontrar fornecedores nesse país.
Vamos, então, descobrir se é possível importar sem visitar a China.

Pesquisa na internet

O local mais fácil e econômico para iniciar uma pesquisa de fornecedores na China é na internet, por meio de mecanismos de pesquisa, como o Bing ou o Google, e plataformas de fornecimento B2B, como Global Sources, Made-in-China.com e Alibaba.
Milhares de fornecedores estão listados nesses sites e você pode otimizar sua pesquisa e aumentar o número de fontes legítimas filtrando os resultados apenas para as entradas rotuladas como “membro ouro”, “fornecedor verificado”, “fornecedor no local” ou “fornecedor credenciado”.
Boas críticas oferecem alguma indicação de que o fornecedor é legítimo. Algumas plataformas de fornecimento B2B endossaram listas de provedores de serviços e listas negras de fornecedores. Por exemplo, o Alibaba tem uma lista de membros banidos.
Alguns sites também oferecem serviços especiais para proteger ainda mais os compradores/importadores. Por exemplo, a Global Sources possui serviços de verificação de crédito e serviços de avaliação de capacidade do fornecedor, com suas principais informações de negócios, incluindo o status da empresa, os recursos de produção e a qualidade do produto.
No entanto, você deve estar ciente de que, mesmo que esses sites tenham grandes diretórios de “fornecedores”, alguns são simplesmente comerciantes ou atacadistas, não fabricantes.
Você não obterá o melhor preço de comerciantes ou atacadistas, então você precisa fazer sua própria diligência em fornecedores potenciais.
Vale ressaltar que a Global Sources também tem Relatórios de Fornecimento da China (CSR) que têm estudos aprofundados focados em indústrias específicas de abastecimento no país.
No CSR, você pode encontrar fornecedores qualificados e suas informações de contato verificadas. Esse relatório também fornece visões gerais do setor, produtos mais vendidos e outras informações sobre preços e mercado, embora essas informações nem sempre estejam atualizadas.

Mídia social

A mídia social não é necessariamente uma plataforma ideal para identificar fornecedores. Apenas alguns deles têm presença na mídia social, mas podem ser uma boa fonte de feedback ou comentários de fornecedores em potencial.
Portanto, seja cauteloso ao confiar em tais plataformas e lembre-se de fazer sua própria investigação, pois as informações fornecidas geralmente não são verificadas, as revisões são frequentemente anedóticas e os tamanhos das amostras podem ser pequenos.
Além disso, agora existem muitos grupos profissionais do LinkedIn focados em terceirização na China:
• China Trade Group
• China Sourcing
• China Sourcing Fórum
• China Sourcing Group
• China Sourcing, Networking, Importação, Exportação, Trading, Manufacturing
Além disso, alguns fóruns como o Fórum Alibaba, o Sourcing Inteligente da China, em Fontes Globais e o Blog China Sourcing oferecem boas dicas. Finalmente, certifique-se de verificar quaisquer queixas que outras pessoas possam ter compartilhado no Ripoff Report.

Feiras

As feiras são outra maneira de encontrar fornecedores legítimos. Ao participar de feiras, você tem a oportunidade de conversar com fornecedores potenciais cara a cara sobre suas empresas, produtos, capacidade de produção, procedimentos de controle de qualidade e outras áreas de negócios importantes.
Duas feiras na China merecem destaque. A Canton Fair é a maior feira comercial da China, realizada duas vezes por ano em Guangzhou, localizada perto de Hong Kong, no sul da China.
A Feira de Cantão atrai milhares de participantes com uma enorme variedade de produtos. A East China Fair é a maior feira regional da China e é realizada uma vez por ano em Xangai.
Existem outras feiras regionais na China que são geralmente específicas do setor. Pesquise China Sourcing Fairs para indústrias específicas.
A comunicação eficaz é muito importante quando se participa de feiras. A boa notícia é que a maioria dos expositores tem apostilas em inglês e muitos falam inglês. A má notícia é que muitos têm conhecimentos limitados do inglês falado.
Consequentemente, se você decidir realizar uma transação com uma empresa chinesa, você terá que contratar um tradutor para ajudar no processo de diligência e negociação.
Por fim, esteja ciente de que nem todos os fornecedores dessas feiras são fabricantes (alguns são comerciantes ou atacadistas), portanto, certifique-se de perguntar a eles sobre isso diretamente.

Verificar fornecedores

É essencial realizar uma pesquisa adequada em fornecedores potenciais. As informações fornecidas no site e em outros canais de mídia são um bom começo, mas é necessário verificar se a pessoa realmente existe e é o que afirma ser.
Essa verificação pode ser feita de várias maneiras. Marque uma visita à agência do governo local relevante para verificar o registro da empresa. Você precisa saber se o fornecedor possui a capacidade de produção, os certificados e as habilidades de comunicação e tecnologia necessárias para atender às suas expectativas em termos de qualidade, quantidade e prazos de entrega.
Você também precisa confirmar de alguma forma as demonstrações financeiras do fornecedor, por exemplo, solicitando declarações auditadas ou, pelo menos, solicitando declarações preparadas por uma firma de contabilidade de boa reputação, a fim de ter uma noção dos ativos e do capital do fornecedor em potencial.
Isso é a base para estimar se você seria capaz de recuperar qualquer perda no caso de surgir uma disputa contratual.

Comprando diretamente de fornecedores

Depois de identificar, verificar e examinar um fornecedor em potencial, você pode comprar produtos diretamente deles ou por meio de uma plataforma de fornecimento B2B.
Comprar diretamente de fornecedores pode poupar dinheiro se tudo correr bem, mas também o deixa exposto ao risco de ser enganado ou não receber o que pagou de volta se os produtos se revelarem de má qualidade.
Outra questão importante é o tipo de pagamento. As opções de pagamento mais seguro incluem a carta de crédito bancária emitida por seu banco ou por um depósito com uma terceira parte respeitável.
Outras opções de pagamento de alto risco, como cartões de crédito, transferências eletrônicas ou métodos similares de pagamento, também podem ser usadas, mas muitos desses métodos nem sempre fornecem mecanismos de disputa confiáveis para recuperar pagamentos quando surgem fraudes ou outros problemas contratuais.

Agente de terceirização baseado em comissão

Se comprar diretamente de um fornecedor soar como um grande problema e risco, você pode procurar ajuda de um agente com base em comissão na China que tenha experiência em terceirização.
Esses agentes podem ajudar a identificar e verificar fornecedores e facilitar as comunicações. Suas taxas podem variar de 3 a 10% do preço de compra.
Embora os agentes de terceirização possam fazer parte do “trabalho pesado”, incluindo a identificação e a verificação de fornecedores, você ainda precisa estar intimamente envolvido nas transações de compra.
Frequentemente, os agentes de terceirização baseados em comissões não são equipados ou sofisticados o suficiente para gerenciar a produção e o controle de qualidade de forma eficaz, ou para garantir que as transações sejam feitas de forma econômica.

Fornecedor de serviços de terceirização

Se você quiser alguém que possa ajudá-lo com todo o processo de terceirização, contrate um provedor de serviços, que pode fornecer uma ampla gama de utilidades: identificação de fornecedores, negociação de preços, gerenciamento de suprimentos, gerenciamento de controle de qualidade, logística e gerenciamento de remessas e outros assuntos de fornecimento.
Provedores de serviços de terceirização cobram certas taxas para gerenciar transações de compra, mas há vantagens e desvantagens a serem consideradas.
No lado positivo, um provedor de serviços de terceirização pode aliviar o incômodo de identificar e verificar fornecedores, inspeção de produção, controle de qualidade do produto e arranjo de logística.
No entanto, usar esse serviço lhe nega a oportunidade de aprender sobre os mercados chineses. Além disso, o custo de usar um provedor de serviços de terceirização é maior do que o uso de um agente de compras baseado em comissões, portanto, espere mais custos iniciais no início da transação.

Empresa comercial

Uma empresa comercial pode ser uma boa opção se você quiser comprar uma pequena quantidade de produtos e não quiser lidar com todas as complexidades da terceirização na China.
A desvantagem é que seus custos geralmente serão mais altos, uma vez que uma empresa comercial fará uma margem sobre os bens que estão sendo adquiridos.
Você também achará difícil descobrir informações sobre a cadeia de suprimentos, e ainda precisará estar atento aos problemas de qualidade do produto.
Com base em tudo o que foi descrito, podemos responder à indagação a que deu o título desse artigo: É possível importar sem visitar a China? Sim, é plenamente possível. No entanto, você deve ficar atento à todos os prós e contras para não ter prejuízo nos seus negócios de importação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima