10 Dicas para uma viagem de compras na China

10 Dicas para uma viagem de compras na China

A China tem sido o centro comercial por mais de duas décadas, quase todas as principais indústrias do mundo estão na China ou de certa forma terceirizando a produção com empresas chinesas.

Hoje em dia não existe nenhum produto no mundo que de certa forma não tenha um pedaço produzido na China, quase todos os produtos que você tem na sua casa, foram produzidos na China por empresas chinesas.

Porém fazer compras da China não é uma tarefa fácil, já que envolve diferenças culturais, sociais e econômicas, além de fraudes que acontecem durante a parte de sourcing, então a parte de compra não é tão simples como parece, por isso muitas pessoas vem até a China pessoalmente para uma viagem de compras na China.

Se você está planejando uma viagem para a China para compras, você precisa saber de algumas coisas que provavelmente vai acontecer na sua primeira viagem de compras na China.

 

1) Você deve se registrar na polícia

Na China tem uma regra nova, que se você vir para a China e ficar na casa de algum amigo ou em alguma hospedagem que não seja hotel, você precisa dar o registro na polícia em 24h, porém se você ficar em Hotel não precisa fazer esse registro, já que o hotel vai fazer isso para você sem você saber.

2) Etiqueta da China

Existe uma enorme diferença cultura chinesa com as ocidentais, você precisa entender as normas culturais da China para que a sua negociação seja um sucesso a cultura tem um grande impacto sobre as suas compras, como você deve negociar os preços e pedir o famoso desconto, isso é importante saber. Por exemplo, os chineses são pontuais em questão de reunião, se um chinês marcou uma reunião com você as 3pm, esse horário vai ser cumprido e não é legal se você chegar 5-10 minutos antes ou depois, é bom estar na hora e ser pontual, isso dará uma boa impressão para o chinês. O cartão de visita quando for entregue para os chineses, sempre você tem que utilizar as duas mão com o seu nome apontado para a direção da pessoa que está recebendo o seu cartão de visita, quando receber, mesmo você não sabendo ler o cartão de visita, leia o nome da pessoa quando você receber, isso vai apresentar que você se importa pela pessoa que está te entregando o cartão de visita. As tomadas de decisões na China normalmente levam tempo, já que o dono da empresa é que dá a martelada final, então tenha paciência quando você solicitar alguma coisa para os chineses.

3) Pesquisar sobre o produto

Antes de você pisar fora do Brasil, você tem que estar claro sobre o produto que você está querendo comprar na china, os chineses não gostam de conversar com quem não entende sobre o produto, eles gostam de conversar com quem já tem experiência, por exemplo, se você chegar para comprar lápis e não saber qual tipo de material você precisa para a fabricação do lápis, o chiens na mesma hora sabe que você não entende do produto e provavelmente não vai comprar o produto dele, outra coisa importante fazer é identificar em que região da China que a maior fabricação do produto que você está procurando, já que os produtos estão localizados por regiões na China, cada região produz um tipo de produto. Tentar sair de fornecedores atravessadores também é uma opção importante, já que na China existem muitas empresas trades que acabam respondendo em nome das empresas, tirar essas pessoas do negócio é super importante e ir direto para as fabricas, sempre focando em se conectar com os fabricantes para obter a melhor qualidade eo menor preço.

4) Comunicação simples

Em geral os chineses tem dificuldade em falar inglês, então o mais importante é quando você estiver se comunicando com eles, utilizar uma linguagem básica, não tente utilizar palavras em inglês complexas que vai acabar desentendo e acabar confundindo tudo, tente criar uma comunicação simples e eficaz para ajudar os dois lados, desenha e mostrar o que você precisa é importante para poder passar a informações para eles, e uma dica importante é que quando você falou alguma coisa para o chinês, tenha certeza que ele entendeu a mensagem, então perguntar várias vezes se ele entendeu não tem problema na China, isso vai acabar reduzindo as chances de você receber um produto trocado ou de outra cor.

5) Email

Você vai receber muitos email dos chineses, eles adoram emails e não gostam de muita ligação, então usar email para a comunicação é super importante, os chinelos são bem rápido para responder, então se você tiver qualquer dúvida, escreva um email para os chineses e eles vão responder para você o mais rápido possível. Uma das ferramentas que os chineses vem utilizando recentemente é o famoso WeChat uma ferramenta online que você pode se comunicar com os chineses.

6) Procure ajuda por interpretes

Apesar de todos os seus esforços para simplificar a comunicação, você provavelmente vai precisar da ajuda de um guia local ou interprete para estar ajudando você se for a sua primeira visita na China e você não tem experiência com o mercado local, porem tambem tem que tomar cuidado com quem você for contratar, já que ouvi vários casos de fraudes envolvendo guias locais, o mais importante é pegar alguém do brasil que mora na China e vai dar o suporte que você precisa, se você for contratar chineses é super importante saber quem você está contratando. Nos temos um parceiro na China www.interpretenachina.com que pode ajudar a sua empresas com intérpretes e guias locais na China.

7) Familiarize com o transporte na China

O governo chinês investiu bilhões de dólares na construção de infraestrutura nos últimos anos, as redes de transportes na China é excelente, os transportes públicos, metros e rodoviários intermunicipais são excelentes. As principais cidades da china estão todas ligadas com trem bala e o meio de transporte é rápido e barato. Sempre que você for se locomover em uma cidade, é sempre importante estar com o endereço do local que você quer ir em chinês, somente com o endereço em chineses que os motoristas vão levar para o local que você deseja, se você chegar com o endereço em inglês, você vai acabar tendo dificuldades para encontrar o lugar onde você gostaria de ir.

8) Comece com compras pequenas

Não importa o país que você deseja comprar, sempre comece com pequenas encomendas do novo fabricante, fazer uma compra enorme no início é um erro enorme, cerifiquese de negociar a quantidade com o fabricante, alem disso nao escolha fornecedores por causa do preço mais baixo, esse é um erro que muitos brasileiros acabam sofrendo e parando de comprar da China por que acabam recebendo o produto que não queriam. Certifique Se que os fornecedores têm uma infra estrutura e capacidade de produção para atender a sua necessidade sem comprometer a qualidade do produto.

9) Sempre selecione as formas de pagamento seguro

A maioria das fraudes que acontecem na China, vem por questão de pagamentos inseguros, a primeira compra sempre acontece da maneira errada, os compradores muitas vezes acabam fazendo o pagamento avançado ou transferências diretas para pessoas físicas que acabam sumindo. Você nunca deve fazer qualquer método de pagamento para um fornecedor sem ter certeza do fornecedor, sempre certifique que a conta do banco da empresa que você está passando está no nome da empresa e não de pessoa física, nunca faça um pagamento muito alto utilizando PayPal ou Western Union, se for fazer algum tipo de pagamento com essas duas ferramentas, certifique se que você também pode perder esse dinheiro.

10) China

A China é um lugar fascinante para visitar, mesmo para fins comerciais. As diferenças culturais e sociais apresenta para você um novo mundo que está mudando constantemente, todos os dias que eu moro na China eu vejo uma mudança acontecendo, é incrível como é rápido essas mudanças e eu gosto de fazer parte dela.

Na sua primeira compra, verifique que você está preparado e consciente dessa realidade da china, uma viagem bem sucedida vai lhe dar muitas lições para o futuro e ajudar as oportunidades que tem disponível na China.

[contact-form-7 404 "Not Found"]

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.