3 Motivos para Importar Autopeças da China

Já sabemos que os valores de autopeças de carros importados são extremamente altos no Brasil, e que isso ocorre principalmente em função das taxas de importação. Ainda que exista o mercado de peças usadas, a raridade de encontrar alguns modelos específicos leva os lojistas a cobrarem preços ainda mais abusivos, sabendo que os compradores não terão muitas opções.

Esta é uma realidade com a qual a maioria se depara quando precisa fazer a manutenção de seus carros e comprar peças para eles, principalmente quando são importados. Ficamos dependentes desse tipo de mercado.

Atualmente, porém, sabe-se que é possível importar autopeças de países como a China, por valores infinitamente menores. Alguns sites de comparação de preço dizem que este valor pode chegar em até impressionantes 10 vezes menos que a concorrência nacional.

A diversidade de peças chinesas disponíveis é imensa e abrange modelos de marcas paralelas de todo tipo de componente, seja lataria, mecânica ou elétrica. Mas atenção para essa dica: evite importar pneus! A regulamentação nacional para importação de pneus é burocrática e no final das contas o imposto altíssimo pode tornar equivalente o preço do pneu nacional e do importado.

Quanto às demais autopeças, a economia é certeira. Isso abre margem para que não somente sejam realizadas importações para uso próprio, mas também para o empreendimento, uma vez que é possível importar peças em maior escala e revendê-las.

Em ambos os casos, principalmente se você não tem experiência com esse tipo de produto e/ou com importações, recomenda-se a contratação de um profissional de consultoria de importação.

O consultor de importação atua localmente, garantindo negociações mais eficientes e o contato com os melhores fornecedores. O auxílio de alguém que domina a cultura local, o idioma e tem contato direto com os fornecedores pode ser primordial para garantir que as peças importadas terão qualidade e atenderão todas as especificações técnicas.
Em todas as importações é necessário se atentar às taxas e os requerimentos legais, mas no caso de autopeças isso se torna essencial, uma vez que existe uma fiscalização rigorosa por parte das autoridades nacionais. O profissional de consultoria irá tornar esse trâmite muito mais fácil e seguro, garantindo que todos os requisitos que a legislação brasileira estabelece serão atendidos.

Se a grande diferença de preço e a facilidade da importação não são suficientes para que você decida investir em autopeças chinesas, esse artigo é para você. Conheça mais 3 motivos para importar autopeças da China.

1 – As autopeças chinesas são confiáveis

Historicamente, existe uma desconfiança com relação aos produtos chineses, motivada principalmente pelo baixo custo. Mas a melhora da qualidade e aumento da competitividade dos produtos chineses, em especial de automóveis, é visível nos últimos anos.

Além disso, atualmente é possível encontrar fornecedores que oferecem até 6 anos de garantia para essas peças, o que pode significar uma grande vantagem para seu negócio ou tranquilidade para o uso próprio.

2 – As peças de automóveis possuem codificações numéricas

Se você tem receio de que importando da China poderá comprar a peça errada, por conta da infinidade de modelos e marcas, não é necessário se preocupar com isso. Cada auto peça possui um código numérico, que garante as dimensões e modelos corretos.

É possível descobrir esse código nas concessionárias, no chassi ou mesmo buscando na internet. Com o número em mãos, basta informá-lo ao fornecedor e assim obter o produto adequado.

3 – O tempo de espera da importação direta pode ser menor

Muitas vezes as peças importadas demoram para chegar, não sendo possível encontrá-las a pronta entrega. Os fornecedores nacionais, sabendo que existem poucas opções disponíveis, frequentemente oferecem prazos menores que os reais e, se o pagamento for realizado adiantado, você acaba tendo que esperar pelo produto por um longo tempo. Já no caso da importação realizada por terceiros, se não existe um conhecimento mais aprofundado sobre importação da China, o fornecedor pode acabar optando por um método de entrega menos eficiente, que levará mais tempo.

Agora, se você optar em realizar a importação direta, com auxílio de um consultor, poderá contratar um serviço de frete, com modalidades muito mais rápidas e, o que poderia levar 60 dias, leva em torno de 15 dias. O valor final da peça será ligeiramente maior, mas ainda não irá se comparar ao valor cobrado pelo comerciante nacional.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você que deseja importar autopeças da China e que tenha acabado de vez com o receio de trabalhar com esses produtos.