8 Dicas Sobre Importação da Índia para o Brasil

A Índia tem se consolidado cada vez mais como uma potência econômica mundial. Seus produtos aliam qualidade, variedade e preços competitivos, o que os tornam opções com excelente custo-benefício.

Neste post vamos mostrar 8 dicas de importação da Índia para o Brasil, tanto no que diz respeito ao processo de importação em geral quanto à produtos que estão em alta e podem alavancar seus negócios.

1- Defina seu Ramo

Conhecimento é essencial para qualquer área de negócio. É importante pesquisar bastante para decidir quais produtos você vai importar. Para isso você pode considerar:

  • Os clientes que você quer atender
  • Os produtos mais vendidos na área que você atua
  • A relação custo-benefício
  • Mercadorias que apresentem um diferencial

Além disso, é interessante investigar bastante para definir qual setor está aquecido e assim oferece as maiores vantagens no momento.

 

2- Consulte os Sites de Compras

Não existem fronteiras para o e-commerce. 

Atualmente é possível exportar da Índia através de sites. Estes grandes portais reúnem uma infinidade de fornecedores e milhares de produtos.

Eles possuem a grande vantagem de permitir a comparação de preços de um mesmo produto entre diferentes fabricantes. Além disso, muitos oferecem maior segurança no pagamento, garantindo o retorno do dinheiro caso algum problema aconteça.

Alguns sites importantes são:

3- Verifique os Fornecedores

Assegurar a qualidade e idoneidade dos fornecedores de seus produtos é fundamental.

Para isso, os próprios sites acima podem ser utilizados, pois a maioria possui um campo onde os compradores podem deixar suas opiniões sobre os produtos.

Os sites das próprias empresas também são uma boa fonte de pesquisa, onde é possível conhecer a história da empresa, quanto tempo ela está no mercado, seus valores, etc.

Além disso, é válido pesquisar na internet de um modo geral a fim de achar o maior número de informações possíveis sobre o fornecedor de suas mercadorias.

 

4- Fique Atento à Documentação

Antes de começar efetivamente a exportar, sua empresa vai precisar providenciar diversos documentos para atender às exigências legais, tais como:

  • Declaração de Importação
  • Licença de Importação
  • Formulário de Declaração de Valor do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT)
  • Documento do Seguro

Isto pode parecer um pouco complexo se a sua empresa é uma exportadora de primeira viagem. Por isso a consultoria com um profissional especializado é muito importante nesta fase e é um dos serviços essenciais que nossa empresa presta para você.

 

5- Compare os Serviços de Transações Monetárias Internacionais

Ao exportar sua empresa vai precisar realizar pagamentos internacionais, o que significa muitas vezes transações entre diferentes moedas.

Atualmente, além dos tradicionais bancos, existem inúmeros serviços online de transferência monetária que oferecem tarifas mais em conta. Vale a pena pesquisar.

Algumas empresas que oferecem estes serviços são:

 

6- Aproveite as Vantagens dos Acordos Comerciais e das Importações Incentivadas

Brasil e Índia vêm fazendo esforços conjuntos para que suas relações comerciais cresçam cada vez mais.

Desde 2003 a Índia possui um acordo com o Mercosul que reduz os impostos, tanto para as exportações quanto para as importações, numa taxa de 10% a 100% para diversos produtos.

Assim, a exportação de mercadorias como produtos químicos, produtos farmacêuticos, fios sintéticos e fios de algodão são incentivados pelo governo e podem ser uma boa opção para o aquecimento dos negócios nacionais.

 

7-  Considere o Tradicional Setor de Jóias 

A confecção de joias é uma tradição milenar na Índia. De fato, neste país as joias não tem apenas a função de embelezar, mas também possuem um importante papel cultural. 

As mulheres hindus, por exemplo, usam uma joia especial, o “thali” para indicarem seu status de casadas.

As joias estão entre as exportações principais da Índia. Além disto o país também é um grande exportador de diamantes.

Existe um grande comércio, tanto de pedras brutas quanto de joias já finalizadas.

 

8- O Setor de Artesanato é uma Opção Interessante

Uma parcela diferente e promissora do mercado indiano são os produtos artesanais  que encantam consumidores em todo o mundo.

Dentre eles, destaca-se a produção de tecidos especiais, com estampas, bordados e detalhes únicos.

As tapeçarias também são famosas pela sua tradição e beleza.

 

Conte com a Nossa Ajuda

Esperamos que através destas dicas você tenha percebido como o comércio com a Índia oferece diversas vantagens para a sua empresa

Entretanto, estas relações comerciais possuem diversas particularidades e detalhes às quais é necessário prestar atenção para que se obtenham os negócios mais vantajosos.

Na nossa Consultoria de Exportação possuímos profissionais especializados prontos para dar toda assistência às suas exportações, desde o planejamento inicial, passando por detalhes como a documentação até o recebimento dos seus produtos.

Fale com a gente para conhecer melhor todos os nossos serviços e garantir o sucesso do seu negócio.