9 Produtos para Treinamento Funcional Indispensáveis para Importar da China

O treinamento funcional é a sequência de exercícios que se baseia nos movimentos naturais do corpo humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade e condicionamento, motivo pelo qual o treino funcional se popularizou.

Buscando melhorias na saúde e estética, o Brasil passou a chamar a atenção pelo crescimento de negócios voltados para a malhação, já sendo o segundo maior mercado de academias, apenas atrás dos EUA.

No que diz respeito ao faturamento, o Brasil está em décimo lugar no mercado fitness e de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria do Esporte, o Brasil tem mais de sete mil lojas especializadas no setor esportivo e outras 14 mil que vendem algum item do tipo.

Existem, basicamente, dois tipos de equipamentos de academia de ginástica: os mecânicos e os eletrônicos. Os produtos para treino funcional são em sua maioria mecânicos, o que torna o investimento inicial do empreendimento menor.

Assim, caso você esteja pensando em montar uma academia nova ou revender produtos esportivos e queria adquirir os produtos diretamente do fabricante, a importação da China vale muito a pena, pois as condições de pagamento são cada vez melhores e o preço muito baixo.

Na China é possível encontrar fornecedores de produtos mecânicos para o uso em treino funcional, com uma grande variedade e que apresente diferentes qualidades e preços. Além disso, a maior vantagem de importar da China é que a Lei nº 12.649 determina a isenção do IPI para equipamentos e materiais esportivos. Assim, o preço será infinitamente melhor que os produtos nacionais.

A importação de produtos para treino funcional exige conhecimento sobre os instrumentos mais utilizados. Halteres, cones, barras, anilhas, presilhas para barras e colchonetes são produtos básicos que devem constar em seu empreendimento, pois servem para qualquer atividade. Já os específicos para funcional necessitam sua atenção.

Não sabe por onde começar? Que tal contratar um serviço de consultoria em importação? O consultor é o profissional que atua localmente para garantir os melhores fornecedores e que os trâmites legais ocorram de maneira segura e tranquila.

Isso significa que com a contratação de um profissional residente na China você pode negociar de maneira eficiente, no idioma local e com os fornecedores que oferecem melhor custo benefício. Além disso, nada melhor do que não ter que preocupar com as documentações legais, taxas e transporte, tendo certeza que um profissional fará isso por você da melhor forma possível.

Agora que você já sabe como importar e que isso pode trazer lucratividade para seu negócio, que tal conhecer mais sobre os produtos específicos para treino funcional? Nós do Destino China escolhemos 9 desses produtos que são indispensáveis.

1 – Rolo

Grande parte dos treinos inicia com o rolo de liberação, mais conhecido como rolinho. Ao passar o rolo no músculo dolorido, ele faz uma pressão que contribui para a liberação da contratura muscular.

Existem vários tamanhos de rolo, o que favorece ainda mais a versatilidade e a adequação desse equipamento aos objetivos do treinamento funcional.

2 – Escada de agilidade

A escada de agilidade é utilizada para aumentar a frequência cardíaca. Por meio da escada é possível realizar exercícios de coordenação motora, estabilidade, velocidade e agilidade.

3 – Bolas de pilates

Esse item é indispensável em qualquer comércio. Muito conhecidas no pilates, as bolas dominaram o treinamento funcional e podem ter diversos tamanhos. Além de oferecer diferentes níveis de dificuldade para a execução de abdominais, a bola pode ser usada em exercícios de resistência e alongamento.

4 – Corda Naval

A corda naval recebe esse nome porque ela é a mesma corda utilizada em embarcações, com uma capa nas pontas para não machucar as mãos.

Os exercícios realizados com a corda naval normalmente consistem em balançar ela formando ondulações. Esse produto é muito fácil de encontrar em fornecedores chineses, em tamanhos variados.

5 – Elástico

Graças à sua versatilidade, dependendo do planejamento do treino, o elástico permite o desenvolvimento da força e da flexibilidade muscular. É um produto barato, simples e muito procurado. É importante ficar atento à qualidade da borracha do instrumento.

6 – Medicine Ball

A medicine ball é uma bola com peso e quique utilizada para desenvolver potência e força. Pode ser encontrada nas versões de um, dois, cinco, sete ou dez quilos.

Os exercícios com esse equipamento consistem em arremessá-la na parede ou ao chão promovendo o fortalecimento dos músculos dos membros superiores.

7 – Kettlebell

O nome pode parecer estranho, mas certamente você conhece a famosa bola feita de ferro fundido com uma alça para manuseio. Atualmente o kettlebell é muito utilizado no treinamento funcional, melhorando a força dinâmica, resistência e sendo uma importante ferramenta para trabalhar a hipertrofia e reduzir a gordura corporal.

8 – Flex ring

É um anel redondo, flexível, que possibilita muitas variações para os treinamentos de força e resistência destinados aos braços, pernas e peito. Procure por materiais de qualidade, que ofereçam estabilidade e segurança.

9 – Step

O step é um dos equipamentos mais utilizados durante o treino funcional, além das famosas aulas de jump, sobretudo para desenvolver o condicionamento cardiorrespiratório e promover a queima de gordura corporal.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre produtos para treinamento funcional? Esperamos que essas dicas ajudem muito empreendedores do segmento fitness!