Laowai: A dificuldade dos chineses em identificar estrangeiros

Laowai é um termo que, para a minha interlocutora e de forma mais geral em muitos contextos chineses, identifica um “estrangeiro”, “ocidental”. A categoria tornou-se para mim um elemento crucial da minha identidade ao longo destes vários anos de trabalho de campo entre chineses. Neste artigo, parto da condição de laowai – “estrangeira”, “ocidental” – para refletir sobre as condições de produção de conhecimento etnográfico em contextos chineses, através da descrição e discussão sobre a ambivalência e a complexidade da relação simultaneamente distante e próxima que, enquanto etnógrafa, estabeleci com os meus interlocutores.

Todos os dias quando estou indo para o trabalho eu passo pelas mesmas pessoas, que tem a mesma rotina que a minha, normalmente os moto taxistas estão no mesmo lugar e sempre me perguntando se eu quero carona ou não, eles sabem que todos os dias eu estou passando pro ali, mas mesmo assim eles continuam perguntando se eu quero carona para ir para algum lugar.

O chines não consegue perceber a diferença entre um estrangeiro e outro, como nos brasileiros achamos que todos os chineses são iguais eles também acreditam que nos somos todos iguais.

Se você tem o cabelo loiro e olhos grandes você é igual ao alemão que estiver passando pelo mesmo lugar depois de alguns minutos, não sei o por que disso mas é a realidade. Engraçado que muitas pessoas me perguntam se eu já perdi a minha namorada no meio da multidão, vou falar que sim já aconteceu de no inicio irmos em algum lugar com muitas pessoas e eu ter dificuldade de encontrar ela no meio de tanto chineses.

Hoje já consigo entender claramente a dificuldade dos chineses em identificar um estrangeiro como eu também tinha no inicio em identificar a minha propria namorada. Você só vai conseguir perceber a diferença de um chines com o outro com a roupa que ele está utilizando ou o corte de cabelo dele, porem se você pegar dois chineses e raspar o cabelo e colocar a mesma roupa, vai ser muito difícil de eu conseguir identificar e até os pais deles vão ter também, por que realmente eles são muito parecido um com os outros.

Até a postura e o jeito de andar dos chineses são muito parecido, pois todos foram educados quase que da mesma maneira na questão organizacional e cultural que a escola ensina os chineses.