Moro na China a um bom tempo, se muitos me perguntam, Theo o que eu posso importar da China que dá dinheiro, se eu importar meia eu consigo ganhar dinheiro, o que é bom para importar, todas essas perguntas já recebi muito da minha vida. A resposta que eu sempre dou é importe o que você conhece, a oportunidade está em você e não na China. É claro que aqui existe produtos baratos que todo mundo do mundo vem comprar, existe oportunidade por aqui, isso é fato já que a China é um dos maiores produtos do mundo, e ela compra 1/3 de toda exportação do Brasil, então existe oportunidade por aqui, isso não tenha dúvida, porém você precisa saber o que você conhece para achar a oportunidade.

Um grande exemplo, eu não posso começar a exportar cabelo para o Brasil se não consigo nem identificar qual fibra ou qual tipo de material eles utilizam nas perucas, eu no minimo preciso entender muito bem do produto para começar a trabalhar com esse produto. Hoje eu trabalho no setor automotivo, se você quiser conversar sobre os produtos que eu trabalho como, plástico, peças cromada, peças estampadas, placas de PCB esses produtos eu garanto que eu conheço e consigo identificar oportunidade, porém se você vier conversar comigo sobre um produto que não conheço, é bem difícil dizer se tem ou não oportunidades.

Foque em algo que você conheça e vá fundo, se você acredita que placas de circuito seja um produto que tenha oportunidade de mercado no Brasil, comece a ler e entender tudo, mas tudo sobre esse produto, porque quando você chegar na China e for conversar com um fornecedor e ele te perguntar qual material e espessura você está procurando e você não souber responder, ele vai identificar na hora que você não conhece do mercado e já não vai te tratar tão bem, porque ele sabe que daí não vai sair muitos negócios, até saia, mas é diferente de quando vem um especialista que sabe tudo e quer comprar por que entende, até o vendedor vai estar interessado em conversar, pois ele quer aprender e entender do produto também.

Ou seja a oportunidade está em você, você tem todas as ferramentas que precisa hoje para estar buscando conhecimento, vá fundo em algum produto, entre em todos os sites que estão disponível na internet como www.alibaba.com entre outros, gosto de mencionar o Alibaba pois é um site que todo mundo hoje vai para buscar referência, procure e estude o máximo e vá atrás do seu objetivo. Quando você tiver conhecimento suficiente sobre o seu produto, o próximo passo é você ir visitar alguma feira na China para fazer contatos, as feiras na China são portas para qualquer empresário com determinado produto achar fornecedores, já que as feiras para um determinado segmento só os melhores podem participar, porém tem que tomar cuidado com os fornecedores de feira também, que já vi casos na China onde o fornecedor montou a empresa no mesmo ano, registrou e tudo mais, foi pra feira e não tinha nem um produto, juntou diversos clientes durante a feira e enganou todos, então tem que tomar cuidado também em fornecedores de feiras.

Acredite no seu produto, vá atrás dele e comece a pesquisar o máximo possível, lembre se que a oportunidade não está na China, a oportunidade está em você e no seu conhecimento sobre determinado area. Boa sorte e continue procurando o máximo possível de informação para quando chegar a hora, importe o produto sem nenhuma dificuldade.