O Alibaba aceita pagamentos via Paypal

Existem diversos sites de compra e venda de produtos importados que fazem milhões de negociações todos os dias e entre eles está o gigante Alibaba, o mais procurado site de vendas na China, sendo uma empresa voltada para negociação empresarial.

Mas o importador procura o produto, acha um fornecedor legal e idôneo mas chega o momento do pagamento da mercadoria e agora… é possível pagar via Paypal?

O Alibaba é uma plataforma onde empresas compram produtos em grandes volumes, a negociação pode ser em inglês e o valor do montante sai barato devido a quantidade de itens comprados.

Pagar com Paypal é interessante para custear uma amostra do produto para avaliação do importador em um valor relativamente baixo mas deve ser considerado que esse pagamento deve ser apresentado para receita federal para justificar a origem desse dinheiro.

Digamos que o importador vai pagar um fornecedor que está na China: via Paypal funciona se for para pessoa física, já para empresa, não dá certo. Outra situação da qual deve se tomar muito cuidado é que dentro do sistema Paypal existem vários tipos de conta.

Tem conta via empresa e via pessoa física, é preciso saber exatamente em qual modalidade o importador se encaixa. Se o cliente está pagamento seu produto via Paypal para pessoa física, infelizmente não existe uma garantia desse pagamento.

Por exemplo, você está pagando para alguém que simplesmente some e você não tem mais contato, ou seja, pagou sem receber o produto depois. A dica é não fazer o pagamento via paypal por não ser uma transação garantida. Pois existem dezenas de clientes que pagaram por paypal e não receberam seus produtos.

Mas claro que existem casos e casos. Se o cliente conhece bem e confia no fornecedor e o acordo entre as partes é feito de confiança aí sim, vale a pena, mas acima de tudo, é bom tomar cuidado mesmo assim porque depois, não terá a quem recorrer.

A importação via empresa sempre será a mais viável onde o cliente faz o depósito diretamente na conta do banco empresa da qual comprou seu produto importado. Dessa forma, existe uma garantia de que a mercadoria será entregue após confirmação do pagamento.

Uma dica interessante seria, por exemplo, se o produto custa 50 dólares ou 10 dólares, será que valeria a pena arriscar e pagar via paypal para pessoa física? De certa forma valeria sim pois este custo seria para envio de uma amostra, considerando isso como um teste na pior das hipóteses, o cliente vai perder esse dinheiro.

Mas recapitulando, a melhor forma de importação é formalmente via empresa, fazendo depósito na conta da empresa que está vendendo seu produto. Uma maneira errada que alguns importadores brasileiros pensam é: “se chegar chegou se não chegar o produto, não chegou, está tudo bem”…

E errado pensar assim pois por mais baixo que seja o dinheiro investido, o importador tem direito de receber pelo que está pagando, a entrega é obrigatória, por mais que o cliente considere um valor baixo, não é uma doação e sim uma compra.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima