Ano Novo Chines: Costumes e Usos

O Ano Novo Chinês é uma referência à data de comemoração do ano novo adotada por diversas nações do oriente que seguem um calendário tradicional distinto do ocidental, o calendário chinês. Para a maioria das nações, o Ano Novo é comemorado na virada do dia 31 de dezembro para o dia 01 de janeiro, segundo o calendário gregoriano. Já na China, o Ano Novo é comemorado segundo o calendário lunar. Esse período é um dos mais importantes para a sociedade chinesa, pois eles fazem uma pausa no trabalho para festejar com a família. Os primeiros registros sobre a comemoração do Ano Novo Chinês têm aproximadamente 2.000 anos. Essa tradição foi sendo moldada através de lendas, histórias e hábitos. O rito de passagem de ano tem início semanas antes, os chineses costumam limpar seus lares para afastar os maus espíritos.

As diferenças entre os dois calendários fazem com que, todos os anos, a data de início de cada Ano Novo Chinês caia em uma data diferente do calendário ocidental.

O calendário chinês é lunissolar, leva em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol. O Ano Novo Chinês começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário.

Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze teriam se apresentado e, em agradecimento, Buda os transformou nos signos da astrologia chinesa.

O ano novo chines é um dos feriados mais importante para o país, normalmente ele cai no inicio do ano nos meses de janeiro, fevereiro ou março, tudo depende do calendário lunar. Essa é época é muito importante para os chines pois é uma das únicas época do ano que eles voltam para casa para visitar os seus parentes. Normalmente o chines fica nas grandes cidades trabalhando durante o ano todo, tentando guardar o máximo possível de dinheiro para quando chegar nessa época poder levar para os seus parentes e mostrar que o ano foi prospero.

Durante essa época do ano é basicamente impossível você conseguir comprar passagens de trem, avião e ônibus. Todos os meios de transporte acabam 20 dias antes no qual é o periodo que eles comecam a vender para os chineses. Os preços das passagens de trem e ônibus não variam, tem seu preços fixo e não alteram de acordo com a data, o que acontece é que acaba e você não consegue sair da cidade se você não for apressado e comprar o quanto antes.

Já o transporte aéreo eles triplica o valor normal, isso mesmo o valor das passagens aereas no país durante essa época do ano chega a triplicar de acordo com o valor normal, então quem consegue comprar essas passagens são somente os chineses que tiveram um ano muito bom. Na china tem diversos filmes de comedia que mostra o cidadão voltando para casa nessa época do ano e não consegue voltar pois não tem mais passagens e a quantidade de pessoas nas estações é literalmente muita gente.

Quando os chineses chegam em casa eles preparam um pacote vermelho com dinheiro dentro no qual eles distribuem para os seus parentes, principalmente para as criancas. Uma coisa que eles gostam de fazer nessa época do ano é assistir televisão que passa canais do governo com shows e eventos focado para o ano novo chines.

Durante o ano novo chines é que acontece a troca dos animais, por exemplo cada ano tem um animal de acordo com aquele ano, o ano de 2015 foi o ano da ovelha, então todos os anos mudam o animal de acordo com as crenças chineasas.

Quando o relógio marca meia noite, todos comem um bolinho chinês cozido (conhecido pelos ocidentais como guioza). Os mais velhos presenteiam os mais jovens e solteiros com dinheiro, cuja entrega é feita dentro de um envelope vermelho, que por superstição não deve ser aberto na frente de quem presenteia. Logo depois inicia-se a queima de fogos, jogos e brincadeiras, o festejo só termina ao amanhecer do novo ano. Tradicionalmente, no primeiro dia do ano, as pessoas dedicam-se a visitar parentes e amigos. A comemoração só termina no 15º dia do mês, quando acontece a Festa das Lanternas. Cada ano é dedicado a um animal do signo chinês, 2011 é o ano do coelho.