Negócios com a China: Antidumping na Importação

 

Você já ouviu falar em Antidumping?

 

Antes é preciso saber o que é Dumping. Dumping comercial é uma prática que não é bem vista no mercado interno e consiste na ação de empresas colocarem à venda produtos com um preço muito abaixo do valor de mercado, a fim de dominar o mercado.

 

Antidumping é um mecanismo de defesa criado através do pedido de empresa e órgãos governamentais, para evitar que empresas dominem o mercado, prejudicando outros setores e dificultando a competitividade.

 

Antidumping na importação acontece quando é cobrada uma sobretaxa em alguns produtos que, mesmo pagando todos os custos e impostos, chega ao Brasil com um valor comercial muito menor do que o mercado. Diante disso, esse mecanismo é aplicado para defender o mercado nacional dessa prática.

 

Veja essas listas das verdades sobre o Antidumping que preparei para você.

 

  • O antidumping é bom para proteger o mercado interno do país
  • O grande problema é quando acontece o exagero no uso do antidumping
  • Cada mercado possui suas regras de antidumping
  • A atenção dos importadores é essencial

 

Antidumping: Dicas para o sucesso na importação

 

Aqui estão algumas dicas para não ficar assustado como antidumping, conselhos práticos que tenho certeza que vai lhe ajudar bastante.

 

Pesquise as regras

 

Antes de ficar preocupado com o antidumping, pesquise quais as regras exigidas para o seu setor. Como já disse, não são todos os setores que são aplicados o antidumping, e outro fator que deve ser levado em consideração, é que as regras mudam com o tempo.

 

Procure saber pelos órgãos competentes quais são as exigências aplicadas sobre cada produto. Se não tiver segurança para isso, há diversos profissionais que podem lhe ajudar com a pesquisa. Mas lembre-se essa dica é essencial para o sucesso de sua importação.

 

Projetos viáveis

 

Quando souber se no seu ramo o antidumping é aplicado, descubra então, a viabilidade da importação. Essa pesquisa é mais técnica, lhe mostrará se compensa importar aquele determinado produto ou não.

 

Lembre-se de, durante a pesquisa, descobrir o potencial de mercado do produto, como também o calculo das taxas variáveis e as invariáveis, e se caso for aplicado o antidumping. Tudo deve ser levado em consideração para obter a resposta se existe viabilidade em importar o produto desejado da China.

 

Execução consciente

 

A execução consciente acontece depois de saber se o antidumping foi aplicado, como também depois de fazer todo o planejamento necessário para a execução. Não fuja do planejado, caso contrário, correrá riscos desnecessários.

 

Sempre falo por aqui da importância do planejamento, pois ele garante uma execução produtiva e com menores riscos. Valorize cada etapa do processo de importação, para executar o processo da melhor maneira possível. Não faça nada de improviso.

 

Tenho uma dica para você: para garantir um verdadeiro sucesso na importação e não quebrar a cabeça por causa do antidumping faça parcerias fortes. A Destino China é ideal para essa parceria, visto a qualidade dos serviços. Todo o suporte que você precisa para importação, desde as dicas práticas até a execução, nós temos para lhe oferecer.

 

E aí, vamos importar da China?