Siginificado das estrela na bandeira da China

A bandeira nacional da República Popular da China é vermelha com cinco estrelas amarelas no canto superior esquerdo. Todas as estrelas são de cinco pontas, sendo que a estrela maior simboliza o PCC, e as quatro menores estrelas simbolizam o povo chinês. A relação das estrelas significa a união popular sob o comando do PCC. A cor vermelha da bandeira simboliza a revolução de 1949, e a cor amarela das estrelas é para destacar a claridade da terra vermelha.

Sua primeira aparição pública foi no dia Primeiro de Outubro de 1949, na Praça da Paz Celestial, em Pequim, na fundação da República Popular da China.

A bandeira da China tem o fundo vermelho com cinco estrelas amarelasno canto esquerdo, uma grande e as outras quatro pequenas orbitando pelo lado direito da maior estrela.

Todas as cinco estrelas possuem cinco pontas. As quatro menores formam um arco ao lado da maior, com um dos vértices voltados à estrela principal.

Nas cores e disposição, a bandeira da China se assemelha à antiga bandeira da União Soviética, que tinha fundo vermelho e era ornada com uma foice e um martelo representando os trabalhadores rurais e da indústria, e em cima uma estrela vazada em alusão ao Partido Comunista.

A versão mais comum para a representação das quatro estrelas está relacionada às classes populares designadas por Mao Tsé-tung em seus textos. O líder da Revolução Comunista Chinesa, e fundador da República Popular da China, dividiu o povo em quatro classes: o proletariado, a burguesia urbana, o camponês e a burguesia rural. E cada uma delas seria uma estrela pequena na bandeira.

Chineses gostam de estrelas, isso é certo, no meu primeiro dia de aula na China a primeira pergunta que eu fiz para meu professor foi, qual o significado das estrelas utilizadas na bandeira da China, ele me falou que o vermelho da bandeira é a cor tradicional da revolução, a grande estrela amarela representa o partido comunista, e as pequenas estrelas representam as quatro classes unidadas pelo partido comunista, ou seja os trabalhadores, os camponeses e os pequenos burgueses, capitalistas e simpatizantes do partido ou seja os capitalitas patrióticas.

De acordo com textos antigos chineses, o carácter da estrela em mandarim não só se refere as luzes que estão no céu na parte da noite, também significa que algo que se espalha ou se difundir. As moedas como uma forma de dinheiro pode representar aos antigos chineses uma funca fundamental que seja algo distribuído ou circulado, por isso o significado do simbolo da estrela, por isso que as moedas chinesas tem esse carácter em cima pois é algo numeroso, generalizada ou distribuidos por todo mundo.