Bolsas de estudo nas universidades da China Guia estudante Sjtu University China

Bolsas de Estudo em Universidades Chinesas

Hoje recebi recebi a documentação para aplicar meu visto de estudante na China para o meu doutorado, com isso pensei, por que não dar dicas para quem deseja estudar na China de graça e ainda ganhar dinheiro do governo, até parece que é propaganda mas é verdade, o governo chinês oferece bolsas de estudos para estrangeiros de todos os países do mundo, basta você estar qualificado de acordo com as etapas e seguir todos os processos.

O que você precisa fazer?
O mais importante para se observar quando você começar a tentar para ganhar a bolsa de estudo do governo chinês é prestar atenção nas datas, as datas de entrega de documentação e sempre estar contato direto com a universidade para saber todas as etapas do processo, pra início o que você deve fazer é entrar no site da universidade, e procurar o curso que você está pretendendo aplicar, não importa qual universidade, quase todas tem vagas disponíveis para estrangeiros, o governo investe em estrangeiros pois eles querem que os chineses estudem e compartilhem informações com os estrangeiros. Eu já fiz um mestrado de 3 anos em uma universidade em Pequim que foi incrível, depois de 3 anos trabalhando para uma multinacional alemã, decidi aplicar para a bolsa de doutorado e fui aprovado.

Qual bolsa de estudo?
Existem dois tipos de bolsa de estudo, uma que vem direto da universidade, normalmente não pagam tanto e uma outra do governo chinês que se chama CSC China Scholarship Concil que é a bolsa que paga mais, normalmente você vai receber um valor mensal que não é muita grana mas da pra sobreviver, isso mesmo só sobreviver, pois o valor é calculado de acordo com o estilo de vida do chines e não do estrangeiro, pois o estilo de vida do estrangeiro em Xangai é bem mas caro, pois optamos por comida e coisas de qualidade, que normalmente o chines não se importa.

Vale fazer um curso na China?
Acho que a motivação não vem da universidade, em si em você mesmo, se você está prestes a estudar e aprender, você pode fazer um curso na Coreia do Norte, a dedicação de aprendizado vai ser sua e não dá universidade, na questão de infraestrutura e equipamentos as universidades são bem modernas na China, e você não precisa se procurar com isso. Eu recomendo que você procure por universidades na lista de top 10-20 essas universidades são mais renomadas e você vai conhecer alunos mais competentes, já que a concorrência para entrar em uma universidade na China para os chineses é bem grande.

Como tirar o visto de estudante?
Quando você for aprovado no processo seletivo, a universidade vai enviar para a sua casa no Brasil ou no país que você se encontra, um pacote de documentos que você apresenta na embaixada e tira o seu visto, dependendo do curso eles vão te dar um visto de 2-5 anos que você pode sair e entrar no país quantas vezes você precisar.

Não falo chinês, vale aprender?
Todos os cursos que eu fiz na China foram ensinados em inglês, optei em inglês pois gostaria de focar e aprender mais, o que posso dizer que todas as bolsas para estrangeiros vem com um pacotes de cursos de chineses obrigatório, se você não fala chines, você vai aprender já que você vai precisar fazer os cursos de línguas, então você vai acabar aprendendo, um ano é suficiente para você ter uma noção legal da língua, que acho bem divertido aprender, porém você precisa se dedicar, se não se dedicar fica difícil aprender.

Currículo ?

As universidades vão passe algum dos cursos obrigatórios que você precisa fazer, nesse caso tem a opção de cursos obrigatória e os cursos eletivos, vai ter uma lista que você precisa estudar e fazer provas, como uma universidade normal que você precisa fazer. E cada curso tem uma quantidade de créditos que você consegue durante os semestres, quando você terminar a quantidade de créditos, por exemplo o seu curso você precisa de 30, você pode escrever a sua monografia e apresentar para o seu orientador e um time que vão observar e dar a avaliação do resultado.

Fácil ou difícil?

Vai depender de você, se você estudar os cursos são fáceis, acho que a maior dificuldade nas universidades na China é você se interagir e não se preocupar com a questão cultural, já que as aulas e a maneira que eles ensinam provavelmente é bem diferente do que você está acostumado, na China eles respeitam muito o laoshi conhecido como professor ou mestre, então durante as aulas ele quem manda e fica ensinando, normalmente você escuta mais do que interagi.

Acho que é isso, comece entrando nos sites das universidade e pesquisando sobre o curso que você pretende fazer, essa parte de inscrição vai levar um tempo, no meu caso começou em março e só terminou em agosto, então tenha paciência e tente, provavelmente você vai conseguir se fizer tudo que eles pedem, no caso de mestrado e doutorado você vai precisar escrever uma mini monografia falando o que você pretende estudar, outra dica é entrar no site da universidade e procurar o seu orientador, vai no site do departamento procure o orientador e envie um e-mail, ele vai te ajudar com as dúvidas e no futuro provavelmente vai se tornar um amigo seu na China, e nada melhor do que chegar na China com o contato de alguém. Boa sorte e espero que tenho ajudado os futuros estudantes estrangeiros na China.

3 comentários em “Bolsas de Estudo em Universidades Chinesas”

  1. Roberta Alves da Cruz

    Theo, tenho um filho de 16 anos e talvez iremos mudar para China (Pequim) por conta do trabalho do meu marido, como seria para o meu filho estudar? Pode nos ajudar? Obrigada

  2. Eu me interessei pela China a pouco tempo, tenho grande interesse em fazer graduação pra lá, mas não faço ideia por onde começar, como as universidades e principalmente meios de bolsa de estudo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima