Todo mundo me pergunta se funciona ou não o YouTube na China, é um pouco difícil explicar mas vou tentar. Realmente o YouTube não funciona na China, todos estrangeiros que moram aqui tem dificuldade em acessar o YouTube. Um das grandes razões para isso é que o governo tenta controlar o acesso ao conteúdo de fora. Todos acreditavam que a China um dia iria acabar com esse controle e ser mais aberto para o mundo, porém o que vemos hoje em 2017 é que cada vez está mais difícil acessar as coisas por aqui. Até alguns anos atrás, digamos uns 6 anos atrás quando eu cheguei na China, tínhamos o acesso ao YouTube e Facebook, porem depois de alguns conflitos com a região de Xinjiang o governo acabou bloqueando, e até hoje não liberou.

Quando tentamos abrir o YouTube aqui na China, normalmente recebemos essa tela cinza aí, e simplesmente o conteúdo não carrega. Pode tentar o que for e se você não tiver acesso a algum VPN, você não vai conseguir acesso ao site. Dizem que o governo chinês está prestes a bloquear o VPN na China, se isso um dia acontecer, não vou morar mais na China, já que o VPN é uma das únicas soluções para poder ver e publicar conteúdo fora da China para meus amigos e parentes.

Youku, é a versão do YouTube na China, com ele você consegue acessar a vídeos e tudo que os chineses precisam para poder assistir algum vídeo via celular ou computador, não desmerecendo o aplicativo é bom e funciona, porém é focado no mercado chinês e tudo que tem dentro do site é controlado, esses dias eu tentei publicar um vídeo com o título beautiful e foi bloqueado, não tinha nada de mais, somente um vídeo de uma exposição que eu tinha participado aqui em Xangai.

Fora o Youku a China também tem um outro site que se chama Tudou, essa versão é um site parecido com o vimeo.com competidor do YouTube com vídeos de qualidade. No início eu usava bastante o Youku, porem com o tempo fui imigrando para o Tudou e hoje os meus vídeos que posto para meus amigos chineses, normalmente são publicados no Tudou, para quem não sabe Tudou é batata em chines, não sei o motivo do site ser batata mas é essa a tradução feita.

Na China tudo existe uma solução, e os chineses não precisam de acesso a sites de fora, eles já se acostumaram com a regra e hoje basicamente se divertem com o que eles têm acesso. Claro que existe um grupo de pessoas mais estressadas que querem ter acesso, mas nunca vão se expor e correr atrás dos seus direitos, já que a China, não libera o direito de expressão.

Resumindo os sites que os chineses utilizam para assistir vídeos online.

www.youku.com
www.tudou.com
www.youtube.com ( oficialmente bloqueado )