Como abrir uma importadora da China Modo de abrir estabelecimento de importação da China

Como abrir uma importadora da China

Como abrir uma importadora da China


Diferente de abrir uma empresa de importação, uma importadora requer algo a mais, como um local fixo. Em outras palavras, ter uma estrutura para a importadora conseguir realizar seus serviços é essencial.

Uma série de questões legais são obrigatória e, como qualquer comércio, a importadora, ou melhor, a pessoa que decide abrir uma deve correr atrás da papelada inicial, buscando ter paciência, pois, demora algum tempo para que tudo esteja pronto.


As duas coisas importantes para abrir uma importadora

Duas coisas, ao meu ver, são as mais importantes e devem ser vistas antes mesmo de pensar em sair atrás de toda a papeladas, são elas:

  • O produto;
  • A estrutura.

Essas duas cosias vão fazer muita diferente e você já vai entender o porquê. Primeiramente, determinados tipos de produtos ocupam um certo espaço, sendo obrigatório tê-lo para conseguir armazenar. Se você tem um produto médio, mas, a sua estrutura não comporta o tamanho do produto, o que fazer?

Certamente você vai atrás de um local maior. Então, a primeira coisa que você deve fazer é conhecer o tipo, ou os tipos, de produto que você quer importar e vender. Tendo mais ou menos uma base (tamanho x altura x largura), será fácil escolher o local certo para armazenar seus produtos da importadora.

Claro, a estrutura deve contar um escritório e banheiros. Já sabe qual produto vai importar e já tem a estrutura perfeita para abrir a sua importadora? Vamos então em busca das questões legais.


Abrindo uma importadora legalmente

Todo o processo começa na Associação Comercial do local onde a importadora vai ser aberta. A pessoa deve solicitar a abertura do seu negócio neste local. Lembre-se que você deverá levar os documentos pessoais, pois, estes são solicitados no momento.

Por ser um local físico, outros documentos são obrigatórios, como a Licença do Corpo de Bombeiros e o Alvará de Funcionamento, ambos podem ser adquiridos na prefeitura. Mas, você terá de esperar para conseguir as licenças. Isso porque deverá ser fiscalizado o local que será usado para abrir sua importadora.

Após a verificação pelos fiscais do corpo de bombeiros e da prefeitura, se tudo estiver nos conformes, as licenças serão suas. Não acabou ainda não.


O CNPJ, os impostos e as exigências

Com as licenças em mãos e tudo perfeitamente pronto, a obtenção do CNPJ é se grande importância. Você o conseguirá na Receita Federal. Em seguida, deve ser realizado sua inscrição da Secretaria da Fazendo do seu estado (onde a importadora será aberta).

Esteja ciente de que existirá as seguintes situações:

  • A alfândega possui diferentes exigências para vários tipos de produtos e você deve cumpri-las;
  • Alguns produtos são proibidos de entrar no Brasil, por tanto, não insista caso o seu produto faça parte da lista.


Os fornecedores

Qualquer negócio possui determinados fornecedores para os produtos, para uma importadora, isso não é diferente. Prefira qualidade e custos menores. Lembre-se, a china possui produtos de todos os tipos de qualidades e preços, esteja atento para escolher um, ou mais, que não vá te trazer dor de cabeça.

Muitos escolhem importar marcas conhecidas, mas, não quer dizer que o desconhecido não seja bem recebido. O importante é a qualidade do produto.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Oi, como posso ajudar?
Rolar para cima