Como é a economia indiana

A Índia é o segundo país que mais cresce no mundo. Segundo dados da ONU, em 2050, a Índia pode ser o país com maior PIB do mundo. Atualmente o PIB o indiano é o oitavo maior do mundo. Um dos principais motivos pelo crescimento indiano é o baixo custo de produção, além de ser um país com mais de 1 bilhão de pessoas. 

A economia da índia é muito diversificada e vai desde o petróleo, até por exemplo a parte de roupas e artesanato, além de o setor de construção (maior do país).

 

A parte de construção na Índia

Apesar do petróleo ainda ser um mineral de grande exploração na Índia, o setor petrolífero ainda não supera o setor de construção na Índia. 

Dentre as grandes empresas de construção da Índia está a Larsen e Toubro, que já foi considerado o maior conglomerado de construção do mundo. O setor de construção da Índia representa muito no PIB, mas não é o único.

 

Setor de produção na Índia

O setor de produção na Índia também representa muito no PIB indiano. A Índia é o segundo maior produtor de produtos agrícolas do mundo. Entre os produtos mais exportados estão o leite (a índia é o maior produtor de leite do mundo) e na agricultura também se destacam o arroz, o trigo, a madeira, a soja, entre outros.

 A Índia é um país que depende muito da produção e o governo está ultimamente investindo muito na produção com subsídios, o que faz com que o PIB indiano tenha um crescimento alto há muito tempo.

 

Setor industrial da Índia

O setor industrial indiano também é muito forte. A indústria de celulares e automotiva é de grande impacto no PIB. A Índia é o quarto maior produtor e exportador de carros do mundo, entre as grandes empresas automotivas da Índia estão: a Tata motors, Mahindra, entre outras. Além de empresas indianas, também é possível achar na Índia, carros de empresas de outros países. A norte americana Jeep, por exemplo foi a maior produtora no país asiático. 

Quanto a indústria de celulares por exemplo não temos grandes empresas indianas que podemos usar como exemplo de grandes empresas. A ringing Bells é a maior da índia e é a empresa que produz o smartphone mais barato do mundo no valor de 15 dólares. No entanto o destaque fica para empresas estrangeiras como a Samsung que já inaugurou sua maior fábrica do mundo na Índia.

 

Outros setores importantes

Como já dito, outros setores importantes incluem também o petróleo que tem a gigante reliance industries do bilionário Mukesh Ambani, no entanto o país tenta fazer uma fusão de estatais relacionadas ao petróleo, que pode competir diretamente com a empresa privada. Outra indústria importante é a de mineração que tem como principal empresa a estatal NMDC. A mineração ultrapassa o petróleo e a construção sendo assim o segmento que mais contribui para o PIB indiano.

 

Bollywood

Além dos setores de produção, a cultura também é muito importante na Índia e o setor de filmes indiano é o segundo mais lucrativo do mundo, perdendo apenas para a sua irmã gêmea americana (Hollywood), dentre as principais produções indianas estão o filme “quem quer ser um milionário”. Além dos filmes, na Índia também existe um parque dentro de Bollywood que mostra algumas atrações das principais produções indianas.

 

Se você gostou das informações sobre a Índia e quer conhecer um país. Mande-nos um e-mail e podemos negociar de acordo com sua necessidade.