Como exportar para China

Como exportar para China

A China está cheio de oportunidades Como exportar para China é uma dúvida que muitas pessoas tem.

A investigação é essencial antes de entrar em qualquer novo mercado, uma das maiores dificuldades é a distância entre os dois países. As oportunidades são imensas para quem quer entrar nesse mercado, porem não podemos esquecer do risco que é muito elevado. O melhor passo para quem tem interesse em como exportar para China é buscar por empresas especializadas que já trabalham com o produto que você pretende exportar, normalmente essas empresas já conhecem do mercado e podem lhe dar as dicas necessárias para que você consiga dar o primeiro passo.

Muitas empresas no mundo tentam entrar no mercado chinês todos os dias, porém falham quando percebem que existe uma grande dificuldade cultural no pais, e acabam não entendendo a cultura e os hábitos dos chineses e os modelos de negócios internacionais utilizado para exportar para outros países acabam falhando.

Se você gostaria de como exportar para China  por conta, você pode ir atrás de informações em sites de grandes referências como CBBC ou empresas de consultoria como a McKinsey entre outros. Na câmara internacional chinesa, você consegue buscar informações como dados para ajuda-lo entender sobre o mercado.

No início de todo processo de exportação, você deve verificar o registro de propriedade intelectual na China, se a sua marca é registrada ou não, pois se alguém registrar a sua marca e o seu nome comercial, você ficara impossibilitado de fazer a sua exportação, pois eles têm o direito de estar parando o seu produto. Procure alguém especialista em direito de marca e propriedade intelectual e experiencia na China para dar a consultoria necessária.

Algumas palavras em português ou inglês são difíceis de escrever na China, para entrar na China com um produto novo, você precisa refazer a sua marca e criar uma identidade nova, chineses normalmente não conseguem pronunciar palavras em inglês ou alfabeto, então é um passo obrigatório ir atrás de empresas de publicidade para estar traduzindo a sua marca na forma correta, não se esqueça que muitas marcas já tiveram problemas com identidade por questão de significado com a tradução, é sempre bom fazer uma pesquisa com chineses para ver a reação, antes de lançar a marca no mercado.

REPENSAR essa é a palavra que você deve considerar quando tentar entrar no mercado chinês, a reação dos chineses com um produto ou um sabor é completamente diferente dos padrões estrangeiros, vale você sair para a rua e buscar informações sobre pesquisa de mercado.

PACIÊNCIA construir um negócio na China leva tempo, e contratempo são sempre esperados. Mesmo que a China tenha uma forte infra-estrutura e um sistema político estável controlado por um único governo, muitas marcas falham em entrar no mercado, você pode acabar não tendo resultado nos primeiros anos de entrada de mercado, porem quando você conseguir todas as licenças e o seu produto estiver trabalhando na maneira dos chineses, você terá grandes resultados.

Obtenha conselhos de quem tem experiencia com esse tipo de mercado, isso vai ajudar a definirem as suas expectativas. Os relacionamentos são essenciais para fazer negócios na China, chineses preferem fazer negócio com pessoas de confianças ou amigos, então é bom você ter um bom canal de amigos na China para ajudar na sua explotação.

Um agente ou distribuidor do seu produto é sempre um bom passo para os negócios na China, você pode acabar encontrando um ótimo destruidor como você pode acabar tendo frustação e encontrar alguém que fez você perder tempo. Empresas na China são especializadas em ajudar empresas em encontrar chineses que estão dispostos a trabalhar com produtos importados na China e distribuir eles entre os amigos.

A cultura chinesa é orientada entre o boca a boca ou seja, o que os outros falam é bom, e acabam não criando opiniões próprias, no caso da exportações é interessante trabalhar com jovens nas redes sociais como weibo ou wechat para estar divulgando o seu produto, isso faz que a sua marca seja um sucesso.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.