Como funciona a indústria no Vietnã?

Como funciona a indústria no Vietnã

Como já dissemos em outro texto, o Vietnã é um país que tem grande influência socialista e ainda é um país muito protecionista, sem muita aproximação com o mercado internacional (existe uma aproximação forte, principalmente com a China), isso significa que não existe muita facilidade para se abrir uma empresa no Vietnã, no entanto, as coisas estão mudando e o Vietnã está se aproximando da economia capitalista e tentando cada vez mais atrair o mercado internacional.

 

Atrativos do Vietnã ao mercado internacional

Os atrativos do Vietnã ao mercado internacional são vários, desde a qualidade da matéria prima para a produção de roupas e sapatos, até o baixo custo para se ter um funcionário, já que o salário médio no Vietnã é muito abaixo da média internacional. Para grandes empresas como Nike, Adidas e até empresas de tecnologia como Apple e a chinesa xiaomi, o Vietnã é ótimo, no entanto quando se trata de empresas pequenas que querem se estabelecer no Vietnã, a dificuldade é muito maior, porque além de ser bem fechado, o Vietnã é um país com várias regulações que não facilitam a vida do Empreendedor.

 

Principais modelos de negócios do Vietnã

Os principais modelos de negócios do Vietnã são roupas e sapatos, já que o país tem uma enorme produção de algodão, fazendo assim com que empresas, que necessitem do algodão tenham uma maior facilidade e custo muito menor do que teriam em outros países. Além da produção de roupas e sapatos, o Vietnã tem grandes empresas de tecnologia, que utilizam do país como principal foco. Ou seja, o melhor modelo de negócio do Vietnã é o ramo industrial, independente de qual é a melhor maneira de se ganhar dinheiro empreendendo no Vietnã.

 

Como abrir empresa no Vietnã

Mesmo assim se você ainda quer abrir uma empresa no Vietnã, você precisa primeiro de tudo pedir um visto de investidor na embaixada do Vietnã em Brasília (sim, a única possibilidade de conseguir um visto de investidor no Vietnã é indo a Brasília), é preciso também que se tenha o apoio de pessoas que saibam das regulamentações no Vietnã, pois apesar do baixo número de dias (comparado ao Brasil), para se abrir uma empresa (30 dias), existem muitas regulamentações e é preciso que você saiba de todas, pois qualquer coisa que você fizer fora das normas pode te causar diversos problemas, inclusive prisão, então é essencial que se siga as diversas normas estritamente. 

 

Você quer abrir uma empresa no Vietnã? Nós podemos te dar umas de como e te ajudar nisso. Mande-nos um e-mail e podemos negociar.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.