Como funciona o famoso dropshipping

Como funciona o famoso dropshipping

Dropshipping. Quando você administra uma loja on-line que oferece apenas produtos dropship, você não precisa se preocupar com estoque e não precisa se preocupar com a realização do produto.
Tudo o que você precisa fazer é vender o produto, receber pedidos e obter um lucro decente. Fácil certo?
Infelizmente, não é assim tão simples e com qualquer coisa que pareça boa demais para ser verdade, sempre há dicas.
A maioria das pessoas tenta abrir uma loja com dropship, esperando que seja fácil, mas, na realidade , é muito mais difícil operar uma loja online tradicional e vamos explicar as razões abaixo.

Você não está recebendo o menor preço

A maioria das pessoas abre uma loja on-line dropshipping com o equívoco de que eles estarão recebendo o mesmo preço por atacado que todo mundo por seus produtos.
Na realidade, porém, os distribuidores de dropship geralmente cobram taxas extras e / ou fixam essas taxas no preço de atacado cotado.

Coloque-se no lugar do seu distribuidor por um momento

Você preferiria vender uma grande quantidade de produtos de uma só vez para uma loja ou preferiria vender quantidades individuais a dois para cada cliente e ser forçado a empacotar individualmente cada item e enviar?
O distribuidor está fazendo todo o trabalho e isso certamente será refletido em seu preço de atacado.
Para descartar alguns números, a maioria das lojas dropship obtém entre 10-30% das margens brutas, enquanto a maioria das lojas tradicionais que transportam estoques, têm margens brutas de 50%. É uma diferença enorme!
Como os seus preços no atacado são mais altos do que os de uma loja tradicional, você não poderá competir de maneira tão eficaz com o preço, a menos que obtenha um bom lucro.
Além disso, margens menores inibirão sua capacidade de anunciar em sites como o Facebook e o Google. Não só isso, mas menos lucro por venda também torna o atendimento ao cliente problemático.

Você precisará cobrar maiores custos de envio

Muitas vezes, você exigirá o uso de vários distribuidores de dropship para completar a seleção de produtos para sua loja.
Usar dois ou mais dropshippers diferentes significa que duas ou mais empresas farão remessas separadas para seus clientes, o que significa que duas ou mais empresas cobrarão seus próprios custos de envio separados.
Se eu sou um cliente e compro produtos de sua loja em três distribuidores diferentes, você terá que me cobrar um custo de envio muito mais alto, para que você possa equilibrar os custos.
A única maneira de contornar isso é usar apenas um distribuidor, o que pode não ter a amplitude de produtos que você precisa. O resultado é que você terá que passar esses custos extras para o consumidor, o que reduz sua competitividade de preços.

Dropshipping pode ser um pesadelo logístico

Você pode pensar que desde que o distribuidor de dropship esteja fazendo todo o trabalho, que você pode sentar e relaxar. Infelizmente, você tem que lidar com sua base de clientes.
Você tem que ser o único que responde a todas as perguntas. Você tem que ser o único a pedir desculpas quando um pedido não chega a tempo.
O principal problema é que quando você usa vários distribuidores de dropship diferentes, obter o pedido inteiro para o cliente final pode ser um pesadelo logístico.
Todos os distribuidores terão tempos de envio diferentes e serão enviados de locais completamente diferentes.
Se um cliente pedir produtos em três distribuidores diferentes, eles acabarão recebendo três pacotes diferentes em horários variados.
Se um pedido é particularmente sensível ao tempo e precisa ser apressado, você terá que garantir que todos os seus distribuidores possam entregar o produto no prazo.
Na verdade, você está apostando a reputação de sua loja on-line e conectando-se a todos os seus distribuidores de dropship em uma única cadeia. Se até mesmo um único distribuidor não for confiável, ele refletirá negativamente em sua loja on-line.

Seu atendimento ao cliente estará fora de suas mãos

Atendimento ao cliente e sua reputação on-line podem fazer ou quebrar seu negócio. Com a internet e as redes sociais, as notícias de uma transação fracassada podem se espalhar extremamente rápido, por isso é absolutamente crucial que você mantenha uma ótima imagem para sua loja on-line.
Com o dropshipping, você infelizmente tem pouco controle sobre seu atendimento ao cliente. Como você não é responsável pelo atendimento do produto, não pode controlar quando um cliente receberá seu produto.
Se um cliente quiser um ressarcimento, é uma grande complicação, porque você tem que ter certeza de que você receberá seu dinheiro de volta antes que você possa fornecer um reembolso.
Claro, sempre há maneiras de mitigar esses problemas, mas a solução inevitavelmente envolve a elevação de preços ou a obtenção de lucro, em detrimento da satisfação do cliente.

A Amazon faz dropshipping ainda menos atraente

Antes da Amazon, era muito mais difícil para as empresas venderem suas mercadorias para as massas. Como resultado, os distribuidores tiveram que depender de varejistas tradicionais e dropshippers para ajudá-los a movimentar o produto.
Hoje, a Amazon controla uma fatia tão grande do bolo de comércio eletrônico que a maioria das empresas pode conseguir vendendo apenas na Amazon como vendedor de terceiros.
A Amazon cuida das suas vendas, da realização do seu produto, do seu atendimento ao cliente; basicamente tudo o que um varejista tradicional normalmente cuidaria. Mas a diferença é que o distribuidor consegue manter todo o lucro extra.
Se você é uma loja dropshipped vendendo exatamente os mesmos produtos que podem ser encontrados na Amazon, será impossível competir em preço. Como resultado, você terá pouca alavancagem.
Afinal, você prefere comprar da Amazon a um preço menor ou pagar mais para comprar em uma loja desconhecida?

Quando dropshipping faz sentido

Como tudo na vida existe com os dois lados da moeda, existem também muitas maneiras de usar dropshipping para sua vantagem.
Uma delas é que você não tem que carregar o estoque, você pode imediatamente lançar uma loja online com centenas de produtos em um curto período de tempo.
Então, você pode usar esta loja para realizar pesquisas de mercado. Com base nos produtos que vendem bem, você pode escolher os itens mais bem-sucedidos para comprar inventário e aproveitar as margens mais altas.
O dropshipping é melhor usado como um veículo para a validação de produtos ou para a criação de uma loja online que é escassa em certas categorias.

Dropshipping é realmente menos trabalhoso?

Isso realmente depende. Indiscutivelmente, o tempo que você economiza em não ter que lidar com estoque e insatisfação, será gasto lidando com os clientes, a menos que você tenha um núcleo confiável de distribuidores de dropship.
Uma coisa que ainda não mencionamos é que muitos remetentes não usam tecnologia de cadeia de suprimentos automatizada com uma API em tempo real. O que isto significa é que você não pode ser alertado em tempo real se um determinado produto está disponível para venda ou não.
Portanto, se um item estiver fora de estoque, você terá que interagir com o cliente para que ele saiba quando ele pode ter seus itens. A menos que seu carrinho de compras esteja intimamente ligado ao banco de dados do seu dropshipper, será difícil manter uma contagem precisa do estoque.
Com dropshipping, você está trocando o não ter que lidar com logística de atendimento com o ter que lidar com mais dores de cabeça do cliente. E, dependendo da sua personalidade, isso pode ou não ser uma troca inteligente.
Embora o tom deste artigo tenha sido anti-dropshipping em geral, não nos entenda mal. Muitas pessoas foram bem sucedidas com dropshipping, pois funciona muito bem com pequenas lojas de nicho, mas se não for o caso, evitar é uma boa dica.
Boa sorte com sua loja!

2 comentários em “Como funciona o famoso dropshipping”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.