Como realizar uma auditoria em uma fábrica na China

Como realizar uma auditoria em uma fábrica na China

Fazer negócios em um país oriental pode ser assustador. Se você escolheu a China, possivelmente pode necessário realizar uma auditoria em uma fábrica.
Às vezes podem existir pressões para uma fraca produção entrar em ascensão ou o receio quanto a mão-de-obra instável em todo o país. Com isso mais fabricantes chineses estão fechando as portas ou produzindo sem qualidade.
Por essas razões, esse é um momento oportuno para analisar os principais aspectos e metas da realização de uma auditoria de fábrica na China, seja em relação a fornecedores atuais com desempenho insatisfatório ou para identificar novos fornecedores em potencial.

A pré-auditoria

Antes de uma auditoria de fábrica, você provavelmente passará pelo processo de identificação do fornecedor. Isso pode incluir vários aspectos, como entrar em contato com fábricas por telefone ou e-mail, ter questionários preenchidos e revisar amostras que foram fabricadas e enviadas para você.
É uma boa idéia ter todos os dados coletados durante esse processo de pré-auditoria, bem organizados e disponíveis durante o processo seguinte.

Objetivos da auditoria

Certifique-se de saber exatamente quais são seus objetivos antes de iniciar a auditoria. Em geral, o objetivo de qualquer processo de identificação de fornecedores (que geralmente inclui auditoria de fábrica) é identificar um parceiro de fabricação adequado na China.
Se houver objetivos adicionais com base em seu plano de ação específico, certifique-se de que eles estejam documentados e bem compreendidos por sua equipe ou pelos auditores terceirizados.

O que é um “parceiro de fabricação adequado”?

Existem muitas fábricas de tamanho gigante e relativamente profissionais na China. Tenha em mente, no entanto, que só porque uma fábrica tem as instalações mais modernas e uma equipe que fala inglês (uma língua universal) não significa que ela seja a opção certa para sua empresa.
A chave para encontrar um parceiro de fabricação adequado é identificar pessoas com quem você se sente à vontade e cuja instalação é adequada às suas necessidades.
Qualquer auditoria de fábrica na China também deve incluir uma chance para você ou seus representantes se sentarem frente a frente com a gerência da fábrica.
Isso não apenas permitirá que você colete dados em relação aos requisitos mais técnicos da auditoria, mas também permitirá que você e o pessoal do local apresentem os negócios uns dos outros no mais alto nível.

A revisão técnica

Este é o núcleo da auditoria, onde a maioria dos dados de fábrica são coletados. É importante ter um formato de relatório bem organizado para que os dados obtidos sejam apresentáveis em sua organização.
A seguir, temos algumas das principais áreas da revisão técnica:
• Registro de empresas, propriedade e estrutura organizacional – Nesta seção, você deve identificar a divisão de propriedade da organização, garantir que as licenças comerciais e de fabricação mantidas sejam atuais e apropriadas e identificar clientes e países de exportação atuais e anteriores.
Também é benéfico observar os volumes de vendas aproximados da fábrica para o ano passado e atual (vendas domésticas e de exportação). Você também pode revisar e fotocopiar o organograma da fábrica.
• Departamentos e administração do escritório – Anote os nomes e funções dos membros da equipe do escritório presente na fábrica. Determine se o local que você está visitando é simplesmente um local de fabricação ou também inclui algumas funções administrativas e de gerenciamento.
Revise os recursos logísticos com o gerenciamento de fábrica e revise a documentação apropriada.
• Infraestrutura, instalações, limpeza e segurança – Informe-se sobre quedas de energia na instalação e verifique a documentação. Verifique se a fábrica possui seus próprios recursos de geração de energia e, em caso afirmativo, em que nível.
Observe a infraestrutura geral dos edifícios e equipamentos e também a infraestrutura ao redor, como estradas, portos e a comunidade local. Em relação à segurança, verifique as áreas e registros do guarda de segurança. Se necessário, verifique outras medidas de segurança, como vídeo e sistemas de alarme automáticos.
• Produção, equipamento e capacidade – Esta seção pode ser completada em detalhes (por exemplo, medir a saída e a capacidade de cada etapa de fabricação), como uma visão geral ou em qualquer lugar entre elas.
O nível de detalhe reunido deve ser suficiente para você tomar decisões futuras sobre como trabalhar com essa fábrica. É importante que, ao avaliar a capacidade, você esteja fazendo isso em relação ao item que espera produzir. Nesta seção, você também deve tomar nota da manutenção e organização do registro de produção da fábrica.
• Controle de qualidade, testes e reconhecimento de padrões de produtos – Verifique se há separação clara entre o controle de qualidade (CQ) e os departamentos de produção e a documentação para suportá-lo.
Verifique os registros e a documentação em relação ao CQ interno, ao CQ em processo e ao CQ final. Avalie as instalações de teste da própria fábrica em relação à sua categoria de produto. Determine se a fábrica é conhecedora e confiante em relação aos padrões de produto e segurança de seu país.
Controles e impacto ambiental – Esta é outra seção que pode ser concluída como uma visão geral básica ou com coleta e análise detalhadas de dados.
Existem várias agências de terceiros que se especializam em tais auditorias. Pontos a serem observados incluem a eficiência energética dos equipamentos, a eficiência energética dos edifícios, o descarte de resíduos e águas residuais, a poluição do ar e o conhecimento dos padrões ambientais locais e a adesão a eles.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.