Está pensando em se tornar um consultor de importação?

Bom, o consultor de importação é o profissional que auxilia empresas a comprarem produtos em outro país e a importarem para o Brasil. Ele fornece todas as informações necessárias, todo o planejamento e ainda pode executar algumas partes do planejamento.

A importância do Consultor de Importação é grande, pois a maioria das empresas não possuem profissionais que tem conhecimento suficiente para importar os produtos. No entanto, oferecer esse conhecimento, como também o suporte, facilita a vida dos empresários. Talvez a empresa tenha o conhecimento preciso, mas não há possibilidade de investir tempo com isso, então entra o consultor de importação.

Importar produtos já virou rotina em muitas empresas aqui no Brasil, principalmente da China, que atualmente é o país que mais oferece oportunidades de negócios, visto pelos preços atraentes e pela grande quantidade de fornecedores disponíveis, bem como pela grande variedade de produtos, e nos últimos anos, vendas de produtos com tecnologia estão atraindo cada vez mais empreendedores para importar da China.

Diante desse cenário, pensar em se tornar um consultor de importação, pode ser o inicio de grandes oportunidades para você e bons lucros, claro. Existe uma grande demanda no comercio hoje e há diversas formas de um consultor de importação estar atuando.

Nessa lista, separei alguns itens necessários para quem deseja se tornar um bom consultor de importação.

  • Conhecimento: não dá para vender consultoria se você não conhece mais que todo mundo sobre importação. Então leia o máximo que puder, busque esse conhecimento através de cursos, conheça quais leis são aplicadas na importação e fique atualizado com tudo o que acontece nesse mercado.
  • Experiência: Vai precisar. Não basta reter o maior conhecimento do mundo se você não por em prática. No caso de consultoria de importação, é preciso participar do processo, viajar para conseguir descobrir quais são os detalhes que ninguém te conta nos artigos, aquela famosa “manha”.
  • Lembre-se que as empresas pagam pelo beneficio: Então quanto mais personalizado for o serviço para determinada empresa, mais benefícios eles terão. Assim, você se tornará um bom consultor de importação. Mas para isso, é preciso estar aplicado em executar os dois pontos acima.
  • Defina qual será sua atuação: ou seja, se vai trabalhar passando as informações, como fazendo pesquisa de produtos e fornecedores, inspecionando fábricas, ajudando o empresário fazer um planejamento para importação, ou se, além disso, vai arregaçar as mangas e trabalhar ao lado do empresário, que é a melhor opção.
  • Vender experiência: muitos consultores estão focados em quanto vai receber pelos serviços prestados, claro que isso é importante, afinal de conta, está trabalhando para isso, porem, mais importante do que isso é garantir uma ótima experiência para seu cliente. Pense nisso se quer se tornar um consultor de importação.
  • Diferencial: fazer o que todo mundo faz pode te dar um bom salario, ter um diferencial pode aumentar o nível do seu negocio. Observe o que pode complementar os seus serviços.

Conhecimentos necessários para tornar-se consultor de importação

O mercado em qual vai atuar é o primeiro passo para adquirir o conhecimento necessário para se tornar um grande consultor de importação. Lembre-se que os conhecimentos necessários nesse estágio, inclui a experiência.

Por exemplo, o consultor que vai trabalhar com importação da China precisa conhecer o mercado e participar do mesmo. As feiras são os primeiros passos para começar nessa caminhada. Depois é preciso ter comunicação direta com os fornecedores e se sentir a vontade dentro do mercado. Só assim conquistará a credibilidade do seu cliente.

Conhecer a legislação, normas e procedimentos da importação são uma das coisas básicas para quem quer ser um consultor. Mantenha-se atualizado em relação a isso, para não ser pego de surpresa e evitar dores de cabeça.

Outro fator que muitos esquecem, mas que merece destaque é conhecer o máximo possível de técnicas de venda e atualização do mercado. Você é o seu cartão de visita, então capriche nas apresentações. Isso pode mudar sua vida.

Só para lembrar, administração é uma área que abrange qualquer negocio não importante o tamanho e estrutura do mesmo. Então busque conhecimento para facilitar o desenvolvimento do seu negocio.

A Destino China é um ótimo exemplo de consultoria. Temos tudo o que foi citado nesse post, e ainda temos escritórios na própria China, o que tem facilitado muito nossos serviços e nossa posição frente ao mercado. Se precisar de informações sobre a China, estaremos dispostos a dar todo os suporte necessário.

Esperamos ter ajudado com essas informações, portanto, para se tornar um reconhecido consultor de importação, tudo depende das atitudes que vai tomar depois que ler esse artigo.

Sucesso para sua carreira!