Confúcio e o confucionismo

Confúcio e o confucionismo


Confúcio e o confucionismo: o que é e como perdura no mundo atual

Uma das grandes qualidades do povo chinês, capacidade está reconhecida em todo o mundo, é a de perpetuar a sua cultura, conhecimento e sabedoria. São milênios em tradição, ensinamentos que permeiam as relações sociais e governamentais na China.
Um dos grandes exemplos de forte ensinamento que ainda perdura é o Confucionismo.

Confucionismo é uma filosofia de vida criada por um filósofo chamado Confúcio. Confúcio teria vivido, no período da primavera e outono chinês. Esse período tem esse nome pois foi marcado pelas grandes guerras e descentralização política, onde predominava o poder da Dinastia Chou.

Esse processo resultou em inúmeros benefícios sociais que geram o desenvolvimento da população; alfabetização, avanços tecnológicos, etc. Porém, existe uma ressalva referente ao confucionismo, pois os registros das memórias e ensinamentos de Confúcio, datarem do tempo de sua morte, alguns estudiosos não atribuem com segurança todos os ensinamentos ao filósofo.

O Confucionismo ainda é o estilo de vida de mais de 6 milhões de pessoas em todo o mundo, não só no oriente. O confucionismo trata-se de uma filosofia de vida baseada nos princípios éticos e morais para um bem viver.

Principalmente fundada em diversos elementos, o mais clássico deles é o Wuchang. Esse elemento é principalmente fundada na: humanidade, conhecimento, ritual, justiça e integridade. Basicamente, o confucionismo trata de todos esses elementos como base para todas as relações sociais praticadas pela humanidade. Com exceção da relação de amizade, todas as outras tratam diretamente com relação ao respeito à hierarquia e fraternidade entre todos.

Dentre as excepcionalidades do confucionismo, está na ausência de uma divindade criadora ou super-poderosa. O antropocentrismo, embora seja um conceito bem mais recente que o confucionismo, pode ser facilmente identificado no confucionismo, pois o centro dessa filosofia de vida é o homem, seu bem-estar e as relações sociais do cotidiano.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima