Diferença entre comercio interno e comercio internacional

Diferença entre comercio interno e comercio internacional

O comércio nacional é determinado com toda troca de mercadoria ou serviço dentro da das fronteiras do próprio país. Já o comércio internacional é tudo que acontece fora do país de origem ou seja um país negociando com outro país. Então dentro desse conceito de comércio internacional é onde incluímos as famosas importações e exportações. Dentro do termo de importação temos como exemplo comprar um produto de um outro país e trazer para dentro do nosso país. Já no termo exportar é tudo que sai do país com sentido para outro país ou seja mandar para fora do país.

Normalmente o estado é o agente regulamentador dessas transações tanto na importação como na exportação e ele não pode interferir na transferência ou posse de qualquer produto comercializado, são poucas as vezes que o estado consegue interferir durante as transações de mercadoria. Para que a internacionalização aconteça entre um país e o outro, existe um intercâmbio entre as duas nações, ou seja o estado precisa criar mecanismo de trocas através de incentivos financeiros com acordos criados para os comércios bilaterais ou seja entre as duas nações.

Um país não consegue produzir tudo que consome, então aí surge a necessidade de estar comprando de um país de fora ou fazendo a importação de um produto que não conseguem produzir. Normalmente uma matéria prima o um produto de consumo. Vender no comércio exterior e nacional é muito parecido e tem muita semelhança, a maior diferença entre o comércio nacional e o internacional estão nas questões culturais, legais ou concorrência que varia muito de um país para o outro, porém no resto é muito parecido em geral como é feito as negociações, tudo vai depender do preço e das conversões monetárias e imposto onde você vai observar se é vantagem estar comprando o produto nacionalmente ou internacionalmente.

Não tem por que comprar um produto de fora se o produto nacional está mais barato e tem demanda, a vantagem do comércio internacional é comprar produtos de fora que trazem vantagens competitivas, então uma pesquisa é sempre importante antes de iniciar qualquer comércio internacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.