Diferença entre empresa trade chinesa e fábrica

Diferença entre empresa trade chinesa e fábrica

Na China, existem dois tipos básicos de fornecedores que você encontrará: empresas trade chinesa e fábricas.
Qual é a diferença entre esses dois tipos de fornecedores? Neste artigo, vamos abordar as diferenças e quando você deverá usar cada um deles.

Fábrica

Uma fábrica na China é exatamente o que você pensa: é uma fábrica que produz vários widgets ou produtos. Eles normalmente têm algum tipo de maquinário para produzir esses itens, embora a sofisticação desse maquinário possa variar drasticamente.
Por exemplo, imagine uma fábrica de têxteis que pode simplesmente ter máquinas de costura como sua maquinaria primária comparada a uma fábrica de metal que tem maquinaria muito mais complexa e cara.
As fábricas quase sempre se especializam em um determinado tipo de produto e material; ou seja, uma fábrica têxtil também não fabricava produtos de aço inoxidável, pois as máquinas e o conjunto de habilidades são completamente diferentes para cada tipo de produto.

Um exemplo de uma fábrica muito básica na China

As fábricas tendem a ter preços mais baixos do que as empresas comerciais e você obtém mais controle sobre seus produtos, pois está diretamente em comunicação com o local (quem) vai fabricá-los. No entanto, as fábricas têm uma variedade muito menor de produtos e também quantidades mínimas de pedido (MOQ).

Empresa trade

Uma empresa trade (comercial) não produz realmente nenhum bem. Em vez disso, eles adquirem uma variedade de produtos de uma ou mais fábricas (geralmente trabalham com vária).
Eles são semelhantes, embora não idênticos, ao que poderíamos imaginar no Ocidente como distribuidor ou atacadista. Seu grande benefício é que eles são capazes de oferecer uma ampla variedade de mercadorias.
No passado, antes da abertura da China, as empresas comerciais eram essencialmente a única maneira de importar da China, mas tudo isso mudou agora.

Um exemplo de uma empresa comercial na China

Uma boa empresa trade não terá problemas em encontrar produtos de fábricas difíceis de encontrar (nem todas as fábricas estão no Alibaba). Se eles estiverem fazendo seu trabalho, também executarão algum tipo de controle de qualidade.
A desvantagem de uma empresa comercial é que eles normalmente têm preços mais altos do que as fábricas, já que realizam alguma marcação sobre ela e você terá menos controle sobre a produção real de seus produtos.

Quais são as vantagens e desvantagens de empresas comerciais e fábricas?

Há vantagens e desvantagens de ambas as empresas comerciais e fábricas.

Vantagens da fábrica

• Preços mais baixos;
• Mais controle.

Desvantagens da fábrica

• Menos variedade de produtos;
• Maior MOQ.

Vantagens da empresa trade

• Mas variedades de produtos;
• MOQ’s mais baixos.

Desvantagens da empresa trade

• Preços mais altos;
• Menos controle.

A diferença entre fábricas e empresas trade é uma linha tênue

Uma coisa importante a reconhecer com as fábricas é que quase todas fornecem alguns componentes e peças de outras fábricas.
Imagine uma fábrica têxtil que produz camisetas. Esta fábrica provavelmente não produzirá a corda e o tecido para a camiseta, em vez disso, eles a comprarão de outra fábrica e a costurarão juntos.
Especialmente quando um produto envolve muitos tipos de peças complexas (imagine um iPhone da Apple, por exemplo), uma fábrica em particular poderia estar trabalhando com dezenas ou centenas de outras fábricas.
Além disso, muitas fábricas também terceirizarão seu trabalho para outras durante as épocas de pico.
Se você está trabalhando com uma fábrica, é importante entender quais componentes exatos do produto a fábrica realmente produz.

Como identificar uma empresa trade ou uma fábrica

Quando você está tentando determinar se um fornecedor é uma fábrica ou uma empresa trade, basta perguntar diretamente. Se um fornecedor disser que é uma empresa trade, você terá uma resposta conclusiva para sua pergunta.
No entanto, se eles disserem que eles são uma fábrica, então você deve cavar um pouco mais, especificamente perguntando-lhes quais componentes exatos eles fazem do produto.

Você deve usar uma fábrica ou uma empresa trade?

Nem as fábricas nem as empresas trade, são inerentemente boas ou ruins, embora muitas vezes se ouve dizer que os importadores insistem “só trabalharão com fábricas”.
Isso não é um problema! Uma empresa trade normalmente será mais cara do que uma fábrica, mas uma boa companhia comercial deve agregar valor adicional por meio de terceirização, inspeção de qualidade, atendimento ao cliente e assim por diante.
A desvantagem nisso é que algumas empresas trade oferecem pouco valor adicional e essencialmente compram e revendem produtos sem valor agregado.
Trabalhar com uma fábrica dá-lhe uma grande vantagem: você tem uma linha de comunicação mais direta com quem produz. Quando um problema ocorre ou quando você está tentando personalizar um produto, será mais fácil se comunicar.
Trabalhar com fábricas também lhe oferece potencialmente os preços mais baixos, especialmente se você estiver encomendando uma quantidade razoável.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.