Diferença NVOCC e freight forwarder

É uma empresa de transporte ou agente que é conhecido como non vessel operating common carrier que organiza o transporte para pessoa ou empresas,  ele é um carregador mas não operador do navio, é um armador virtual ou seja uma empresa de navegação que não possui navios próprios. Uma empresa consolidadora de cargas que possuem pequenos lotes a serem transportados, eles compram espaços no navios para embarcar seus contêineres de cargas consolidadas de diversos clientes. Atuam no mercado marítimo mas não são donos dos navios.

Uma NVOCC opera containers em determinadas rotas, podendo compartilhar esse espaço com outros embarcadores. Para o NVOCC operar, ele precisa ter um correspondente no porto de destino, que faz o desembaraçamento do embarque, descarrega o container e o devolve ao armador. Existe uma diferença entre straightforward e o NVOCC muitas pessoas acabam confundindo, vou tentar resumir em algumas palavras qual a diferença entre esses dois nomes que tem uma diferença e acabam gerando um problema na cabeça do povo.

 

Straight Forward

As empresas straightforward trabalham enviando as mercadorias de um porto até o outro, ou seja mandam o frete, fazem todas as operações de embarque e desembaraço aduaneiro até o destino final ou seja o cliente que está importando o produto. Já o NVOCC eles são empresas que consolidam cargas ou seja eles compram um contêiner no navio que vai ser entregue de um destino a outro e dentro dos seus containers próprios eles enviam as cargas para diversos clientes no país de destino.

Ou seja eles são concorrentes dos próprios armadores, eles são focados em pequenos embarcadores com problema de ter que pagar uma carga inteira, acabam optando pela opção de consolidação de carga, ou seja dividem o container com dois ou mais embarcadores.

Muitos acabam confundindo que a consolidação de carga só existe no transporte aéreo, que de fato não é verdade, dentro do transporte marítimo você pode estar fazendo consolidação de carga, que nesse caso acontece através das empresas NVOCC.  Diferença NVOCC e freight forwarder quando você opta pela utilização de serviços, você tem dois transportadores e dos embarcadores.

 

OTM

É o operador de transporte multimodal, ou seja ele utiliza duas ou mais modalidades de transporte desde a origem até o destino final da mercadoria, ele assume a responsabilidade pela execução desses contratos, pelo prejuízo resultantes de merda, danos ou avaria de carga sobe custódia, assim como atraso em sua entrega quando houver prazo acordado. Também cuida da parte de serviços de coleta, unitização, desunitização, consolidação, desconsolidação, movimentação e armazenagem e entrega de carga ao destinatário.