Divisao contêineres produtos da China Processo de divisão de contêineres com produtos da China

Divisão de Contêineres: Otimizando Importação da China

Divisão contêineres – produtos da china


O uso de contêineres é a melhor forma de manter sua mercadoria preservada no trajeto marítimo ou aéreo da China, do contrário, elas iriam soltas e apresentariam vários defeitos. Contudo, o serviço de carregar e manusear o contêiner é feito por uma empresa marítima, além do mais, quem fica responsável por te orientar o melhor tipo de contêiner de acordo com as características dos seus produtos é o agente de cargas no momento de cálculo do transporte da China para o Brasil, tudo já embutido no valor total do frete.

No momento de definir a quantidade e o tipo de contêiner, pode ser que sobre espaço para dividir com outro exportador, abatendo o valor total do contêiner cheio (full) para ambos. Porém, essa alternativa deve ser bem avaliada, pois dependendo da cotação, compensa mais levá-lo cheio.

Para dividir seu contêiner, peça ao agente de cargas o embarque consolidado, mais comumente chamado de LCL ( Less Container Load). Além dessa possibilidade, é possível pedir para organizar mercadorias de vários fornecedores em um só contêiner. O preço do contentor de 20 pés custa em média U$2400, mas é bastante variável.

Há duas formas que o serviço de logística tanto da China, como de qualquer lugar do mundo, considera o espaço da mercadoria: em Peso (Kg) ou Cubagem (m³), a forma escolhida para cotação é a mais vantajosa para o agente de carga e a empresa transportadora. Assim, o valor do contêiner e do transporte é influenciado por fatores como:

  • Espaço ocupado;
  • Demanda – se estiver sobrando espaço no navio ou avião mais barato fica;
  • Valor do seguro – Custa geralmente apenas 1% do valor da carga e restitui de 100% a 300% desse em caso de furto ou acidente;
  • Tipo de contêiner – Se refrigerado, de 20 pés ou de 40 pés e etc.

    Após ser informado da chegada ao Brasil, você deverá cuidar da retirada e da nacionalização, após descarregá-lo, também é preciso devolvê-lo no porto. Tudo isso respeitando o “free time” do contêiner, ou seja, em até 30 dias. Como é de se esperar, passado o prazo, é aplicada multa diária (Demurrage) e a não devolução, implica em pagar o valor total do contêiner.

    Há vários tipos de Contêiner

    • Dry – Mais utilizado, tamanhos que variam de 20 a 40 pés e 40 pés High Club;
    • Flack Rack – Indicado para cargas fora do padrão e equipamentos;
    • Plataforma – Indicado para máquinas grandes;
    • Tanque – Utilizado para cargas líquidas;
    • Graneleiro – Usado para transporte de grãos;
    • Refrigerado – Indicado para produtos perecíveis

    Regra dos três contêineres

    Trata-se de uma estratégia que consiste em ganhar tempo ao combinar  seu transporte de mercadorias da China com antecedência, sem deixar faltar produtos na sua empresa. Para isso, é criado um ciclo de 30 a 45 dias, a depender da sua demanda, esse prazo é suficiente para a fabricação e envio dos seus produtos, quando uma carga está para chegar, a outra já é encomendada.

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Rolar para cima