Economia da China atual

Descubra como funciona a economia da china atual e o que a transformou em uma superpotência econômica

A economia da china atual apresenta um dos maiores índices de crescimento do mundo. O PIB do país tem uma variação mínima de 1 a 2% ou menos,, nunca apresentando um crescimento menor que 8% ao ano; maior do que qualquer outro país.

Embora, o sistema sócio econômico do país seja socialista, as práticas de mercado adotada pela economia da china atual, são típicas do capitalismo, como o liberalismo econômico e fortíssimo investimento estrangeiro que gera empregos. No entanto, essa relação econômica não tem sido totalmente vantajosa para a população.

Muitas empresas buscam a China como sede de suas fábricas e industrias, por uma série de benefícios que atingem somente os donos de empresas, como: mão de obra barata, baixos impostos, facilidade de escoamento, devido o fato de a maioria das empresas estrangeiras de produção estarem em região litorânea e, principalmente, extenso mercado consumidor.

Pra fazer uma comparação simples, um trabalhador chinês ganha 4x menos que um trabalhador brasileiro e, viinte vezes menos que um trabalhador estadunidense; e, com a alta oferta de mão de obra do país, a tendência é que os salários continuam muito baixos.

Nas políticas da economia da china atual, o país tem dado alguns passos em direção ao melhoramento da qualidade de vida da população trabalhadora e que tem sido a principal afetada pelas políticas capitalistas mais fortes, que levam ao cume a exploração da mão de obra extremamente barata e sem direitos.

Algumas políticas da economia da china atual tem a finalidade de aumentar o poder de compra da população chinesa em alguns anos, muito típico dos planejamentos econômicos do governo chinês que chega a programar resultados para os próximos cem anos seguintes.

A China, embora declare praticar o socialismo, passa por graves crises sociais e de distribuição de renda entre os mais pobres. Mesmo produzindo tantas riquezas, parte da população passa por grandes dificuldades financeiras, no entanto, o crescimento do país continua acelerado e o plano para os próximos anos é se tornar a mais potente economia mundial.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima