Eleiçoes na China

Entenda de maneira simplificada como se processam as eleições na china

O atual presidente da China, Xi Jinping, é do partido comunista e tem uma trajetória de sucesso e vasta experiência em administração pública. No entanto, diferentes dos processos eleitorais comuns, como conhecemos, as eleições na china tem uma ampla participação popular, porém, somente na fase inicial.

No entanto, mesmo na fase inicial a participação popular nas eleições na china é fundamental para a escolha de líderes que tenham a capacidade de responder aos anseios da população. Esses líderes precisam ter ampla experiência em administração pública.

Para alcançar experiência e conhecimento, o primeiro passo é se filiar ao Partido Comunista Chinês. Atualmente, o partido possui 88 milhões de filiados e como a ascensão política dentro do partido é meritocrática, todos têm a oportunidade de chegar a fazer parte dos mais altos comitês do governo, como o Comitê permanente e o Politburo.

No entanto, em razão das altíssimas exigências sobre a conduta profissional e pessoal do candidato, além da experiência e práticas políticas, adquiridas no exercício do mandato em eleições, menos de 20% conseguem se aproximar dos cargos mais altos da China.

A ascensão aos cargos nas eleições na china, são hierárquicos, é necessário que uma pessoa que seja candidato à presidência, além de precisar ter mais de 45 anos de idade, o candidato precisa ser eleito ainda nas bases do sistema, ser eleito para presidir conselhos comunitários, antes mesmo de fazer parte do Congresso do Povo.

No Congresso do Povo, onde há a participação popular direta através da eleição por voto, o povo tem o poder direto de afastar lideranças governamentais locais, como governadores.O presidente do país é escolhido através da votação dos integrantes do Politburo. O Politburo é o comitê de maior poder do país, responsável pela fiscalização das ações e políticas do Comitê Central.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima