Etiqueta empresarial chinesa

Reuniões de negócios, presentes, a importância da “face” e fórmulas para o sucesso.

Hierarquia e auto-estima

O reconhecimento hierárquico é extremamente importante nas relações com os chineses, cada falha de etiqueta relacionada com a hierarquia é considerado uma tentativa de humilhação. Nunca critique chineses na frente dos outros, não faça piada sobre chineses e nunca trate o seu parceiro chinês de forma que não reflita a sua posição na empresa.

Introdução e saudações

Um aperto de mão de até 10 segundos é aceitável na China, mas o seu uso não é tão comum como nos países ocidentais, normalmente chineses cumprimentam unindo as duas mãos e balançando ou curvando se ao visitante, os apertos de mão normalmente os chineses fazem isso por iniciativa e não é cultural. Uma saudação típica é o nihao ma que significa como você está?

Cartões de visita

Os cartões de visita é uma parte importante para a etiqueta empresarial china, quando você recebe ou entrega um cartão deve-se entregar utilizando as duas mãos, e com o seu nome apontando para a pessoa que está recebendo, mostrando respeito sobre o seu nome. A troca de cartões é super importante para os chineses, por que ajuda eles a determinar a classificação de importância do membro da delegação e a sua influência sobre o assunto e processo de tomada de decisões.

Reuniões

Chegar atrasado para uma reunião de negócios é considerado ofensivo, normalmente o horário de trabalho habitual na China é das 8am as 5pm. A maioria dos trabalhadores tem uma pausa para o almoço entre 12pm a 1pm, normalmente eles não agendam reuniões durante esse horário. As reuniões de negócios são geralmente iniciadas pelo discurso dos maiores cargos da empresa, e os tópicos iniciais não são os relacionados a reunião e sim um momento de relaxar antes de começar a trabalhar. Negociações
Durante as negociações, os gerentes das empresas normalmente tem uma intérprete na sala, pois os ingleses dos chineses não são perfeitos e muitas vezes são incompreensíveis. Os gerentes são sempre os primeiros a entrar na sala, seguindo dos seus funcionários. Para os chineses, experienciais pessoas são mais importantes no processo de divisão, uma negociação bem-sucedidas é manter uma relação pessoal entre ambas as partes, sempre o acordo verbal entre documentos escritos. Portanto devemos estar prontos para situações onde os chineses estão dispostos a alterar os textos escritos do contrato. As negociações podem levar bastante tempo e os resultados podem ser insatisfatórios, nem essa de negociações devemos aceitar o ritmo chinês de negociação e manter a calma e ficar concentrado e não mostrar emoções ou impaciências. Um ponto importante é que os chineses não têm expressão dúvida abertamente durante as reuniões, na maioria dos casos eles não vão criticar sobre a sua idéia e vão acabar aceitando tudo que vier. Você vai ouvir muitos sim e que podemos discutir mais tarde. Os chineses não gostam de prazos curtos para produzir, então precisa ser definido o tempo de produção. A fim de implicar o processo de comunicação, precisamos usar linguagem simples, sem termos técnicos ou gírias durante as reuniões, pois isso dificultara na sua negociação.

Jantares

Durante almoços ou jantares não é legal discutir sobre negociações, depois das reuniões os chineses têm banquetes em restaurantes com salas privadas que normalmente começam as 17pm e durante de duas a três horas. Os hóspedes são recebidos na porta de entrada e o representante da empresa sinaliza o início do consumo, pondo um brinde para os convidados. Durante esses banquetes são servidos de 20-30 pratos, você deve experimentar de tudo um pouco. Os chineses gostam de se aproximar e oferecer um brinde para você, e durante esses banquetes é quase impossível não beber. É interessante que você elogie a qualidade dos alimentos escolhidos. Normalmente os restaurantes não têm pauzinhos, porém se você tentar utilizar você ganhara respeito com os chineses. Esqueça todas as regras de etiqueta que a sua mãe lhe ensinou, fazer barulho e sujeira é aceitável.

Presentes

Dar presentes é um bom passo para estabelecer um relacionamento de negócios de sucesso, porém precisamos saber qual o melhor presente para dar para um chinês. Um presente deve sempre estar lotado, a melhor cor de embalagem a utilizar é o vermelho, ouro ou prata, devemos evitar cores pretas, branco pois está associado ao luto. Normalmente quando os chineses recebem um presente, eles não abrem na frente dos outros.
Quando você entregar um presente para um chinês, ele primeiramente vai recusar o presente e só vai concordar depois de vários pedidos, eles fazem isso para expressar gratidão, então quando você receber um presente dos chineses é interessante você recusar de início e depois aceitar, pois eles esperam o mesmo comportamento de nós.
Presentes valiosos não devem ser administrados na frente dos outros, não se deve tirar fotos durante a cerimônia de entrega de presentes, na lista de produtos proibido estão relógios, guarda-chuva, lenços, flores brancas, objetos pontiagudos e qualquer coisa que venha em um grupo de 4, pois a palavra 4 na china se assemelha a pronúncia da palavra morte. Jamais de um chapéu verde para um chinês, pois significa que a mulher do chinês está dormindo com outra pessoa.