Explicação sobre a importação de carga simples e consolidada

Explicação sobre a importação de carga simples e consolidada, a carga pode ser entendida como um produto conduzido de um lugar para outro sem levar em consideração o tipo de transporte utilizado. Nesse ponto de vista, é chamado de carga simples.
Essa carga pode então ser dividida em paletizada e unitizada.


A paletizada é transportada através de “Pallet”. Também chamados de paletes é um palanque de madeira ou ferro pelo qual é permitido fixar através de produtos de diferentes materiais, como por exemplo, o poliéster.
A unitizada é aquela carga responsável pelo transporte de cargas através de container. Sendo que a unitização é o método em agregar os materiais fracionados levando em consideração a unidade de carga e a desunitização é o processo contrário.

● E o que é demurrage?
Consiste em um valor pago se a mercadoria extrapolar a quantidade de tempo combinada. É contabilizada por dia de atraso e está disponível para a visualização do devedor, caso queira se inteirar do valor da dívida.
A carga consolidada consiste no ajuntamento de cargas de diferentes destinatários, porém com o mesmo destino. A carga é transportada sob a vigilância do indivíduo com a função de “master” que detém as informações dos destinatários, esses dados são chamados de “house”.O ato de desconsolidar a carga é o processo inverso e se encarrega de separar as cargas e encaminhar para os destinos em questão.


Em suma, o house é o documento que é a base do despacho aduaneiro e a Declaração de Importação deve ser expedido pelo agente consolidador.
● A carga consolidada marítima faz parte da logística de importação e é tida como uma ação inexistente em sua prática, pois é uma frase usada pelo transporte aéreo, pelo fato dos valores estarem sendo tabulados por meio de taxas.
Com esse processo, as empresas lucram e economizam. Isso se dá pelo fato de que como as cargas são diferentes e de diversos embarcadores, os responsáveis pela carga aérea consolidam as suas mercadorias e, como consequência, ocorre um barateamento do frete.
Mas o que realmente acontece no transporte marítimo é o “ship’s convenience”. É um tipo de embarque que delimita que a carga poderá seguir se tiver uma quantidade suficiente de produto.
● A carga consolidada aérea pode ser melhor compreendida através de algumas dicas como evitar o embarque isolado e encaminhar as cargas pequenas em união com outras. No que se refere o câmbio da carga consolidada, existem dois importante documentos que regulamentam e explicitam essa ação.
São eles: A carta circular 2.296 e o comunicado de número 1025. A carta foi estabelecida no ano de 1992 e detém as informações necessárias sobre a transferência ao exterior dos valores de transporte marítimo internacional. O comunicado, por sua vez, foi intitulado no ano de 1987 e cita alguns conceitos.
– Agente Consolidador: É responsável pelo embarque de produtos, vistorias, preparação de documentos e tudo que se refere à essa área.
– Co- loader: Estabelece a função de “sub-master” e pode ser explicado como um agente consolidador de carga no exterior.
– Agente Desconsolidador: É responsável pelo despacho de mercadorias, sendo assim explicado também como o reembarque, os trâmites dos documentos e o processo de legalização.
– Despacho Consolidado: É direcionado e organizado pelo Agente consolidador assim como o Desconsolidador.


O documento que se encarrega por explicar os serviços da alfândega de Santos, traz ainda três informações pertinentes e necessárias para que seja ainda mais claro o entendimento. São eles: O conhecimento Master, o conhecimento house e o sub-master.
No campo da jurisprudência administrativa, a responsabilidade pelo extravio na carga consolidada está documentado através do processo de número 003841/2005-71. É importante ressaltar que no que se refere a vistoria aduaneira, é de responsabilidade do transportador a movimentação das mercadorias, assim como os procedimentos e problemas caso venha acontecer. Sendo assim, o extravio de mercadorias é de inteira responsabilidade desse profissional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima