Garantia dos produtos chineses

 

É muito difícil você ter garantia com os produtos chineses, ou você cria uma rede de relacionamento boa com os seus fornecedores, ou você não tem garantia com os produtos, o que acontece muito na China é quando você compra um produto de um fornecedor e você tem problema com qualidade, digamos que você comprou um container de lápis, e quando esses lápis chegou no Brasil você teve problemas as cores, veio nas caixas cores que você não pediu.

 

o que fazer nesse caso se para enviar os produtos de volta para a China?

Você vai ter que pagar o frete, impostos e todo o translado até a China, nesse caso você fica em uma situação que não tem como tomar uma decisão, ou aceita e tenta vender os produtos com as cores erradas ou você tem que fazer enviar novamente para a China, os chineses não vão querer receber os produtos novamente, já que a compra foi concluída.

Isso acontece muito com os negócios na China, o que você deve fazer para evitar isso é estar ciente dos produtos que você está comprando e estar bem descrito toda a sua mercadoria, os chinês são um povo um pouco complicado e você precisa conferir com ele por mais de 300 vezes para ter certeza que o seu pedido é o correto, pergunte 300 – 400 vezes e não se canse de perguntar, se os produtos são os mesmos da nota, verifique um por um, porque no final das contas você quer evitar que chegue o produto errado ou com defeitos no Brasil.

Outra maneira para você evitar que isso aconteça na China é você contratar uma empresa de inspeção para o seu produto, essa empresa deve estar bem alinhada com você, para que não tenha nenhum erro, não adianta você pagar um inspetor para ir verificar a sua carga se você não conhece o inspetor e nunca conversou com ele, qual a garantia que você tem que ele vá verificar os produtos de acordo com a sua necessidade. Quando for contratar alguém, é importante contratar alguém que você já conversou e está por dentro da sua mercadoria e o que você deseja verificar.

Imagine o produto chinês como um produto sem garantia, você compra e você vai ter grandes riscos, o que você tem que fazer é evitar que esses riscos aconteçam durante a sua importação. Trabalho muito tempo com importação na China, nunca escutei um caso onde o produto chegou no Brasil e o cliente conseguiu retornar para a China, pode ser que exista, porém o investimento foi alto e o retorno não foi o que ele esperava.

Já que os chineses não vão querer perder o negócio, e posso garantir que ele não vai perder, já que ele tem mais experiência do que você comprador e sabe como lidar com isso e enrolar você até você não ter mais paciência, quem garante que os chineses vão arrumar o container e reenviar para o Brasil com os produtos corretos.

A garantia que você pode ter na sua importação é a garantia de que o produto tenha seguro no frete, que se quebrar durante o translado a empresa seguradora pode cobrir os custos, isso você pode ter garantia, mas garantia com o fornecedor, acho bem difícil, só se você tiver uma relação de anos com o fornecedor e ele garanta para você que qualquer problema que você tiver com o produto ele aceita retorno.

O produto chinês tem garantia de certa forma, mas para evitar isso, construa um bom relacionamento com o seu fornecedor, isso vai garantir de certa forma boas chances para você não ter problemas futuros com qualidade.