Grandes empresas vietnamitas

O Vietnã é um país muito fechado e grande parte das empresas privadas que foram criadas após o país passar por um processo de desestatização das empresas.

Ainda assim, após a abertura do mercado o Vietnã começou a ter destaque internacional, mesmo com empresas estrangeiras que começaram a adentrar no país com suas enormes fábricas como a Nike e a Adidas.

 

O comércio de roupas é o que mais se destaca 

Ainda que o Vietnã tenha aberto para o capital estrangeiro, a confecção de roupas em empresas pequenas ainda movimenta muito a economia e pelo fato de que as pequenas confecções terem grande destaque, é muito difícil se achar uma empresa vietnamita que tenha destaque internacional ou mesmo nacional.

 

Vingroup

Vingroup é o maior conglomerado do Vietnã, que participa de veritas áreas, desde a parte de construção até a parte automobilística, cada uma com suas empresas, a empresa foi fundada no ano de 1993 pelo multibilionário Phạm Nhật Vượng.

Cada setor da empresa tem suas empresas com seus respectivos como por exemplo a empresa de automóveis é a vin fast que se tornou uma das empresas de maior investimento do Vietnã. A Vinfast emprega mais de 10300 funcionários e foi fundada em 2017, de início a empresa apenas aceitou encomendas e os primeiros carros, vão ser liberados somente no mês de setembro deste ano.  

A Vinfast é uma das grandes apostas do Vingroup e carrega consigo grande investimento da empresa, mas não é a única.

O Vinmart é a empresa de supermercados do grupo e tem várias franquias dentro do Vietnã e que já começaram a se expandir para outros países. O supermercado teve suas operações iniciadas no ano de 2014 e já comprou uma das redes de supermercados mais tradicionais do Vietnã.

Outras empresas importantes do grupo também são: o parque de diversões aquático vin pearl safari e o hotel nha trang, entre outros empreendimentos.

 

Bamboo Airways

É a maior companhia aérea vietnamita. Mesmo tendo baixa frota (20 aviões), opera vôos internacionais além dos nacionais, se tornando um dos grandes destaques do país asiático.

Recentemente a bamboo Airways comprou 24 aviões do modelo A321 para agregar a frota pequena já existente.

 

Baixa competitividade em outras áreas

Esses dois conglomerados são os únicos que se destacam no Vietnã, devido a baixa competitividade do país, isso faz com que as empresas do país não possam se qualificar.

Mesmo assim, empresas estrangeiras se aproximam do país e estão ganhando cada vez mais destaque e trazem desenvolvimento ao Vietnã fazendo com que o país cresça a 6,8% ao ano.

 

Gostou do Vietnã? Quer mais informações sobre o país? Quer investir no país? Pois mande-nos um e-mail e te passaremos as informações que necessita.