Uma das comidas mais classica da gastronomia chinesa é o famoso Jiaozi饺子 presente no prato dos chineses quase todos os dias, existem diversos tipos de Jiaozi, feito a vapor, cozido, frito etc… você consegue encontrar ele em quase todos os restaurantes chineses e é um prato obrigatório quando você vier para a China.


Eles são preparados tipo um pastel, tem uma massa feita de trigo e é colocado um recheio dentro, que pode ser de legumes, frutas, carne, feijão, o que você quiser colocar dentro pode colocar já que é o seu gosto, mas o mais comum na China é a versão de porco e cebola. Depois de que o recheio é colocado na massa, eles fecham o Jiaozi e colocam empalhados um nos outros.


Diz a lenda que os Jiaozi foram criados durante um emperador chines para esquentar as orelhas no inverno, então tem uma época do ano na China que dizem se você não comer o Jiaozi em um específico dia, a sua orelha vai ficar congelada, essa tradição é mais para o povo do norte da China, que é onde faz frio no país.


Se você viajar em diversos países na região norte da China, como Rússia, Mongolia, Kazakhstan todos esses países tem um estilo próprio de Jiaozi e cada um faz em um estilo diferente, na China também existe o famoso Baozi, se formos comparar os dois Baozi e Jiaozi a diferença é que o baozi é como um pão com recheio e o Jiaozi é um pastel com massa fina e recheio. Normalmente quando você compra eles em restaurantes, eles servem em um ponte de madeira no qual é colocado empilhado para fazer ele feito a vapor.


Outro estilo clássico de comer Jiaozi é em um bowl ou prato de sopa com eles dentro de uma sopa, que você pode tomar a sopa e comer os Jiaozi, outra coisa interessante estar fazendo para melhorar é fazer um prato separado com vinagre chines, e um pouco de pimenta misturado, isso é bem chines, mas o sabor é delicioso. Basicamente a culinária dos chineses estão baseada nessas massa com recheios, quando você tiver saudades do pastel brasileiro, você pode comprar a massinha, colocar um recheio e fritar do jeito que você quiser.