Importa fácil vale a pena?

 

O Importa Fácil é uma solução logística dos Correios que visa facilitar o processo de importação para os compradores brasileiros.

Trata-se de um serviço para importação de objetos diversos cujo valor aduaneiro (valor da mercadoria + frete + seguro, se houver), não ultrapasse os US$ 3.000,00 ou em moeda estrangeira equivalente. Este valor é válido tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Para pessoas físicas, no entanto, a importação é proibida para fins comerciais.

Estas encomendas com valores até 3.000 dólares necessitam passar por um processo formal de desembaraço aduaneiro, através da Declaração Simplificada de Importação (DSI). O desembaraço é feito mediante o pagamento de II (Imposto de Importação), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o valor do serviço Importa Fácil (IF).

O cadastro no site do Sistema Importa Fácil visa agilizar este processo. Através deste site é possível a interação virtual entre o comprador e os Correios, possibilitando o despacho aduaneiro das mercadorias através do envio de documentação e informações necessárias, além de permitir o pagamento das taxas exigidas.

Os importadores devem se cadastrar no Sistema Importa Fácil antes da chegada da carga ao Brasil. Além disso, devem solicitar ao exportador que a mercadoria seja endereçada ao Setor de Desembaraço de Importação dos Correios Brasileiros, preenchendo os dados de acordo com as especificações do Site do Sistema Importa Fácil.

Assim que os Correios recebem os produtos, o importador é notificado através de e-mail ou telegrama sobre as próximas etapas do despacho aduaneiro. Depois disso, a Nota de Desembaraço (com os valores detalhados) e o boleto são enviados por e-mail e, após a realização do pagamento pelo destinatário, a encomenda é encaminhada para entrega final.

Produtos que apresentam Restrições ou são Proibidos

O Importa Fácil pode ser utilizado na importação de uma grande variedade de produtos. Alguns deles, no entanto, apresentam restrições ou são proibidos pelas leis brasileiras, como veremos abaixo:

– As bebidas alcoólicas geralmente necessitam de licenciamento prévio, por isso os Correios não realizam o desembaraço alfandegário destes produtos.

Brinquedos só podem ser comprados por pessoas físicas, desde que a compra não seja caracterizada como comercial. No caso de pessoas jurídicas, o INMETRO deve autorizar a compra através de licenciamento prévio e anuência.

– Para a importação de medicamentos deve ser fornecida a receita médica que ficará retida no órgão de controle específico.

– É proibida a importação através dos Correios de cigarros e demais produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco.

– É proibido importar produtos perecíveis.

Restrições em Relação ao Peso e Dimensão

– O peso máximo deve ser de 30 kg.

– A maior dimensão não pode ser maior que 1,50 m.

– A soma do perímetro (largura+largura+altura+altura) + comprimento deve ser menor ou igual a 2,00m.

Caso os objetos postados não atendam às condições, podem ser devolvidos ao remetente.

Conte com a Destino China!

Esperamos que você tenha gostado destas informações sobre o Importa Fácil, um serviço feito para facilitar a vida do importador brasileiro. Caso você tenha alguma dúvida ou deseje mais informações, fale conosco! Nossa consultoria está à sua disposição para fornecer todas as orientações e o suporte necessário para que você importe e realize grandes negócios!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima