Importação de ferramentas e máquinas da China Ferramentas e máquinas importadas da China

Importando Ferramentas e Máquinas da China

Importação de ferramentas e máquinas da China

Para a maioria da população brasileira, não faz parte do imaginário a importação desses produtos da China, pois muitas vezes temos a imagem criada são o conjunto formado por bijuterias, acessórios e eletrônicos, itens de baixo valor agregado. Agora, você que procura como é possível importar da China itens tão robustos como ferramentas e máquinas, saiba que o país também lidera em exportar para  o Brasil devido a qualidade e economia de seus equipamentos.

Contudo, não é todo tipo de máquina que pode ser importada segundo a Portaria nº 8/91 do antigo Departamento de Comércio Exterior e alterada pela Portaria Mict no 370/94, são importados apenas produtos não produzidos no Brasil e não substituíveis por peças nacionais. Além do mais, o DECEX (Departamento de Operações de Comércio Exterior) determina  que a mercadoria deve ter vida útil maior que idade dela ( contados da fabricação) e qualidade material, a serem obrigatoriamente comprovados por avaliação e laudo técnico de vistoria, feitos por entidade reconhecida para envio ao DECEX e ao LI (Licenciamento não Automático).

Fornecedores

A internet auxilia bastante nas primeiras buscas, porém, ao investir em um produto com alto valor agregado é de suma importância contratar uma empresa que oferece serviços de auditoria na fábrica elegida por você, além desse profissional poder te indicar outras as referências e pesquisa de produtos direto do polo comercial Chinês.

Apesar da internet ser o primeiro contato dos importadores, a possibilidade de comparecer a uma Feira presencialmente – como a Feira de Cantão na China, trata-se de analisar melhor sua mercadoria e visitar o local de fornecimento, lá também indicamos a procura de um guia experiente em importação.

Mas se você não planeja fazer isso ainda, visite  feiras no Brasil para pelo menos você ter esse contato e embasar melhor sua procura online, a exemplo delas, temos as feiras organizadas pela ABIMAQ e a China Machinex Brazil, ambas ocorrem em São Paulo.

Peças de reposição

 

No momento da negociação, atente-se para as chamadas “Peças sobressalentes”, procure saber quais peças quebram ou desgastam mais rápido – situação comum em máquinas de qualquer lugar do mundo – e já compre as peças de reposição junto com o equipamento. Pois ainda que a empresa se comprometa com qualquer problema nas peças, se você não precaver, ficará a mercê do prazo de envio e demais custos.

Instalação

 

É responsabilidade do seu fornecedor esclarecer como instalar as partes que viajam desmontadas, porém, frize seu interesse em ter suporte técnico necessário, vídeos gravados e, se você for visitar a fábrica na China, peça para te ensinarem lá mesmo.

Contrato de garantia

Para importar máquinas da China com segurança e legalidade, é necessário que o contrato seja firmado entre uma empresa chinesa com outra. Nós da DestinoChina podemos te indicar como fazer isso.

Importação

As etapas são várias: Controle de qualidade (para verificar se a máquina está funcionando), possíveis benefícios fiscais embutidos (redução de impostos de importação e IPI), serviço de despacho e desembaraço aduaneiro.

Contudo, antes de importar, simule a importação com o  NCM, se tem alguma licença de importação especial, benefício fiscal, para evitar problemas.

Conclusão

 

Se você for visitar alguma feira presencialmente, nós oferecemos todo o suporte de intérprete do mandarim, e se estiver longe, inspecionamos e acompanhamos sua mercadoria até o embarque para que tudo ocorra bem.

Vale lembrar que você vai lidar com vários fornecedores e, para alcançar o lucro desejado, procure um serviço de consultoria de importação para lidar com a negociação e inspeção local da sua mercadoria, além disso, o profissional cuidará de toda burocracia com documentação, despacho, se compensa contêiner cheio (FCL) ou compartilhado (LCL) e alfândega. Para isso conte com a gente, conte com o DestinoChina.

Quer saber mais sobre importação da China para o Brasil? Mande sua dúvida!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima