Impostos na Importação Empresarial Impostos na importação empresarial

Impostos na Importação Empresarial

Impostos na Importação Empresarial

Você com certeza já sabe que precisa pagar alguns impostos para concretizar sua importação. O problema é que muitos não sabem quais são esses custos e que eles não são nenhum absurdo. Nesse artigo explicaremos tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Impostos na Importação Empresarial Impostos existentes para importar através de empresa

Você terá que pagar cinco tributos para realizar sua importação formal: o II (Imposto de Importação), o IPI (Imposto de Produto Industrializado), o PIS (Programa de Integração Social), o COFINS (Contribuições para Fins Sociais) e o ICMS (Imposto sobre Circulação e Mercadorias e Serviços).

O II, IPI, PIS e COFINS são impostos federais e o ICMS, Imposto Estadual. Desses impostos, quatro são cobrados para mercadorias fabricadas aqui no Brasil: IPI, PIS, COFINS e ICMS.

Impostos na Importação Empresarial Taxas de impostos para empresas que trabalham com importação

Nesse artigo explicaremos o que são esses impostos e quais são os seus valores.

## II – Imposto de Importação

O Imposto de Importação existe em todos os países e sua função é regular o comércio internacional. Ele é o único que não é considerado imposto doméstico, pois é exclusivo para importação.

A alíquota do II vai de zero a 35%, dependendo do tipo de produto que você for importar. É importante salientar que quanto mais essencial o produto, menor será o valor do imposto.

## IPI – Impostos de Produto Industrializado

O IPI é um dos impostos domésticos, ou seja, produtos fabricados no Brasil também têm que pagá-lo, porém com um valor um pouco diferenciado dos que são importados para o Brasil.

Nesse imposto você também pagará por equiparação, ou seja, se você deseja importar terá que pagar o mesmo que uma indústria brasileira normal.

A porcentagem de alíquota desse produto vai de zero a 20%, mas não é regra, alguns casos vêm com maior porcentagem.

## PIS – Programa de Integração Social

O PIS também é considerado um tributo doméstico, porém não como um imposto em si. É mais uma contribuição voltada para fins sociais do país. Sua alíquota para importados é 2,10%, produtos fabricados no Brasil tem outro valor.

## CONFINS – Contribuição para Fins Sociais

Assim como o PIS, o CONFINS é considerado mais uma contribuição voltada para fins sociais no Brasil. Sua média de alíquota é de 9,65%, também apenas para importação. A aplicação é feita sobre o valor bruto apresentado pela importadora e tem o objetivo de financiar áreas como a previdência social, assistência social e saúde pública.

## ICMS – Imposto sobre Circulação e Mercadorias e Serviços

Também chamado de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. Esse imposto estadual é considerado o vilão da cadeia de suprimentos de importados. É um dos mais complexos e mais caros que você terá que pagar na sua importação.

Nunca se esqueça de incluir esses tributos nas despesas na hora da sua importação. E lembre-se sempre de que quanto mais forte o mercado, maior o imposto e, quanto mais fraco, menor o valor dos impostos a pagar.

Impostos na Importação Empresarial Valores de impostos para importação empresarial na China

Caso queira ajuda para calcular todos esses impostos é só entrar em contato com um dos nossos consultores. A Destino China te ajuda em todos os processos da sua importação, inclusive os mais complexos e burocráticos, tornando sua importação simples e de grande sucesso!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima