Metro de Shanghai: Uma das melhores ferrovias de metro do mundo

O metrô de Xangai é um sistema metropolitano que serve a cidade de Xangai, com um movimento médio de 6,7 milhões de passageiros por dia em 2012. O sistema é formado tanto por trens subterrâneos (地铁) quanto por linhas ao nível do solo (轻轨). Desde a abertura das linhas metroviárias, o volume de passageiros tem aumentado significativamente.

Xangai é a terceira cidade da República Popular da China a construir um sistema de transporte subterrâneo após Pequim e Tianjin, contando atualmente com a maior parte das linhas em operação na China continental. A extensão do sistema foi ultrapassada pela do metrô de Hong Kong em Dezembro de 2007. Sendo um dos metropolitanos mais novos do mundo, e também um dos que vêm apresentando maior expansão, o metrô de Xangai atualmente conta com oito linhas em operação. Três novas linhas – Linha 6, 8 e 9 – abertas no final de 2007, entre as quatro estações em conclusão juntamente com a linha 4 ainda por construir assim como a extensão norte da linha 1. Essas novas linhas e as estendidas foram inauguradas simultaneamente em 29 de Dezembro de 2007 com uma cerimônia realizada no recém construído hall de intercâmbio People’s Square.

Atualmente, a rede de metrô de Shanghai conta com 14 linhas e se espera que para 2020 haja 25 linhas e 1000 quilômetros de vias.

As tarifas do metrô de Shangai dependem da distância do trajeto e variam entre 3 e 14 yuanes. Os 6 primeiros quilômetros custam 3 yuanes, somando um yuan para cada 10 quilômetros adicionais.

Você pode comprar as passagens na bilheteria ou nas máquinas automáticas. Nessas você só tem que selecionar a linha e a parada de destino na tela.
Horário

O horário do metrô de Shanghai depende de cada linha. Aproximadamente, o metrô opera entre as 5:30 e as 23:00 horas.

As estações mais importantes são People’s Square (importante ponto de conexão de 3 linhas no centro de Shanghai) e Lujiazui (situada em Pudong, perto da Pérola do Oriente, da Torre Jin Mao e do World Financial Center).

O sistema de metro em Shanghai é um dos mais extensos e incrível do mundo. Eu fico imaginando a quantidade de pessoas que utilizam o sistema de metro de Shanghai todos os dias, a sincronização de todas as linhas ajudando milhares de pessoas para chegarem até o seu destino que seja trabalho, escola, hospitais etc… de uma maneira tão rápida, barata e simples. Eu não sei se conseguiria morar em uma cidade hoje que não tivesse um sistema de metro que me levasse até onde eu quiser. O mais engraçado que eu fui andar de metro a primeira vez na minha vida quando eu tinha 16 anos quando eu fui para a russia.

O metro de Shanghai pode ser logo, organizado e barato porem se formos pensar no mundo o metro mais bonito do mundo é o metro de moscou, ele parece um museu de arte que cada estação você pode perder horas observando os detalhes e o luxo que cada estação tem.

Uma das coisas que me deixa chateado com os chineses é que quando eles estão no metro eles não pensam no próximo, vão empurrando, não respeitam filha e saem brigando com quem está na frente. As vezes as pessoas não entendem por que eles fazem isso, mas eu sempre digo que um dos grandes motivos que a China está se desenvolvendo e não conseguiu crescer mentalmente para se adaptar a cultura de outros países e essa é a única maneira que eles aprenderam em se corportar no meio da multidão.

Na época da ditadura o que comia primeiro era o que sobrevivia, não tinha comida para todos então foi o jeito que eles aprenderam a viver e ser. Mas não podemos criticar e temos que só observar, pois se eles conseguem se entender dessa maneira que continue assim e sejam todos felizes.