Motivos porque você não consegue encontrar fabricas na China

Motivos porque você não consegue encontrar fabricas na China

Muitos importadores que compram produtos da China, querem encontrar fabricantes ou fornecedores sem ter um intermediador ou uma empresa trade no meio para dividir os lucros. Porem isso não é uma tarefa fácil. O topico “como encontrar uma farbrica na China” é uma discussão frequentemente feita em sites de relacionamento como Facebook e Linkedin e forums sobre importação e exportação.

Infelizemente muita das respostas são desnecessaria, como ir até a China e fazer uma visita na “fábrica” ou procurar por fornecedores “ouro” no Alibaba. Porem depois de eu procurar na internet sobre esse topico não encontrei nem uma solução pois todos os sites que estão na internet dão dicas desnecessarias.

O que eu achei interessante é que não encontrei nem um topico comentando “Por que não encontramos fornecedores da China.” No qual me faz pensar que é mais fácil você procurar por  “como encontrar fornecedores na China” do que “Por que não encontramos fornecedores na China”.

Nesse artigo, vou explicar por que as fabricas na China em algumas das industria são difíceis de encontrar na internet, e quais tipos de fabricas que você normalmente vai encontrar.

Normalmente produtos especiais são fabricados por fabricas pequenas, no qual dificulta a serem encontrados.

O tipo de produto que você está comprando, é muito importante para você saber qual o motivo que você não está encontrando fabricantes na internet. Se você procura no alibaba ou google por produtos básicos como camisetas ou meias, você vai perceber que existem muitas empresas trades para esse tipo de produto, e não é tão difícil você encontrar uma fabrica que produza esses artigos.

Porem a situação muda totalemente se você procurar por produtos especiais como canecas com LED. A demanda por esse produto no mercado é pequena, quase não existe fabricantes grandes que produzem somente este tipo de produto. Normalmente esse tipo de caneca são feito por empresas pequenas com no máximo 30 funcionarios, por esse motivo que todas as empresas que você procura na internet na grande maioria são empresas trade.

As fabricas não publicam informações no site em inglês.

Todas as empresas importadoras do mundo, não importam se falem chines ou não, pois as fontes de pesquisa são sempre através de plataformas B2B “business to business” como Alibaba, Global Sources ou procurando no Google. Essas fabricas pequenas normalmente não tem um funcionarios que saibam inglês, isso dificulta divulgar os produtos com informações em inglês. É muito comum na China não falar inglês nessas pequena fabricas, e os funcionarios estão focado na produção no produto e negociação com as empresas trades da China. Os chineses sabem que é muito caro para desenvolver um canal de distribuiçã, pois você precisa de um time de pessoas que falem inglês. Por exemplo se você quiser ser um membro de sites como Alibaba você tem que pagar uma anuidade de 4-40 mil dolares dependendo do produto para conseguir o tão famoso tiulo de fornecedores de “Ouro”. Mais 7 mil dolares por ano para um funcionario tempo integral que seja fluente em inglês. Ocorrendo o risco do funcionario só souber falar inglês e não tiver habilidade suficiente para vender, perdendo a oportunidade de venda.

As fabricas chinesas de pequeno porte estão procurando empresas trades para vender os seus produtos, normalmente colocam informações no site 1688.com que é um site do grupo alibaba utilizado somente por empresas chinesas. Uma fato interessante é que muito dos fornecedores do Alibaba normalmente vão até esse site 1688.com para encontrar os seus produtos para e vender no Alibaba. Para estrangeiros é muito dificil ir direto no site 1688.com e tentar negociar com os fabricantes. Primeiro você precisa falar chines fluente e conhecer muito bem sobre a China, verificar se o fornecedor tem licensa de exportação e fora isso você tem que estar familiar com todos os tipos da fornecedores na China. Por que a quantidade de empresas trade no site 1688.com é muito maior do que fabricantes, outra dificuldade é você saber qual são fabricas e qual são trade no site.

As fabricas não sabem sobre o mercado online.

Mesmo que muitas fabricas sejam membro de sites como Alibaba e tem uma lista de produtos no site, não significa que eles vão ser procurado por empresas com interesse de importação. Um dos motivos é que você precisa ter habilidades para você se tornar o primeiro da pagina do alibaba, onde o rank é baseado em keywords ou quantidade de cliques, muito similar com o google adwords, com isso as empresas trade chinesa que já utilizam esse sistema durante muito tempoi, sabem utilizar muito bem dessas ferramentas no qual ajuda eles a serem encontrados facilmente.

É muito difícil de você encontrar no Google ou no Alibaba sobre as fabricas, pois as fabricas precisam ter o site em inglês e SEO, SEM precisam trabalhar junto com o marketing essas empresas no Facebooke Linkedin para aumentar a chance de eles serem encontrado nos sites de buscas. JÁ as empresas trade na China já tem uma pratica muito grande nesse mercado, então são encontradas facilmente no google. Esse é um dos grandes motivos o qual as fabricas pequenas na China não podem ser encontrada por empresas importadoras facilmente. Alem disso algumas fabricas pequenas demoram muito tempo para responder os pedidos via alibaba, no qual faz os importadores pensar que eles não são profissionais e estão ignorando eles. Uma dica que eu posso dar é que essas empresas que estão demorando para responder ou estão tendo dificuldade com comunicação “talvez” sejam fabricantes.

As fabrica manteminformações secretas sobre as patentes e direitos autorais dos produtos.

É muito comum as pessoas pensarem que a China tudo que existe no mercado e distribuem esses produtos falsificados para todos os cantos do mundo. Quando um produto está popular no mercado,  as fabricas chinesas vão copiar e comecar a vender por um preço barato as copias. Uma coisa importante para saber é que em muita das situações os importadores não sabem que é um produto copiado. É muito difícil para os importadores encontrar as fabricas verdadeiras para um tipo de produto no qual envolve patente ou direitos altorais, essas fabricas pequenas trabalham para empresas trade que normalmente copiam e exportam esses produtos para outros países. Então os importadores que acham que estão comprando os produtos falsificados das fabricas, normalmente estão comprando de empresas trade e não de fabricas.

Conclusão

Muitos importadores querem passar a barreira do atravessador ou das empresas trade e tem dificuldade de encontrar as fabricas, não são todos os importadores que conseguem pular essa barreira e chegar direto no fornecedor. Nesse caso você deve procurar mais fornecedores não importa se são atravessadores ou empresas trade e comprar pelo melhor preço que encontrar e seja interessante para o seu negocio. Você também pode ir em algumas feiras que acontecem na China com a feira de cantão ou a Global Source etc…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.