O mito do canal vermelho Histórico sobre o mito do carnaval vermelho na China

O mito do canal vermelho

O Mito do Canal Vermelho


Todo o processo de importação deve passar por uma ação denominada “desembaraço aduaneiro/despacho aduaneiro” ou o termo técnico “nacionalização”, esse é o momento em que sua carga chega ao Brasil e precisa passar pelos Órgãos responsáveis para liberação. Os importadores inexperientes e sem vivência com importações temem cair no “Canal Vermelho”


O que é Canal Vermelho e como a liberação funciona?

O despachante aduaneiro, profissional responsável pelo processo de fiscalização e liberação de cargas, realiza o registro nos sistemas do governo e de maneira automatizada o sistema da Receita Federal do Brasil classifica a carga para um “Canal de Conferência”.


São quatro os canais de conferência:

Canal Verde: Quando esse canal é selecionado a carga segue sem conferência alguma, a mercadoria é liberada levando-se em consideração que o importador faz tudo certo, em razão do volume e estrutura não há condições de fiscalizar tudo que entra no país.


Canal Amarelo: Quando esse canal é selecionado a carga segue com conferência documental. O fiscal analisa os documentos para saber se estão em conformidade com os dados registrados no sistema.


Canal Vermelho: Quando esse canal é selecionado a carga segue com conferência física e documental, o fiscal irá solicitar abertura do(s) container(es) e realizar auditoria das mercadorias pra saber se estão de acordo com os documentos, geralmente essa auditoria é feita por amostragem.


Canal Cinza: Quando esse canal é selecionado a carga segue um processo especial com conferência física e documental, pois pode haver algum indício de inconformidade grave ou fraude, esse procedimento especial pode levar 90 dias com possibilidade de prorrogação de mais 90 dias.


O temor do canal vermelho é mais especulação e mito de importadores inexperientes, como o processo é autômato não dá para saber em qual canal a carga irá cair, porém vale ressaltar dois pontos interessantes.

  • Primeira importação de qualquer empresa e alguns itens específicos sempre serão Canal Vermelho.
  • O fiscal da Receita tem autonomia para mudar o canal conforme a necessidade.


O Canal Vermelho realmente pode fazer com que a carga fique presa por um tempo, tendo em vista que é muita carga pra pouco fiscal, todavia nós da Destino China estamos aqui para ajudar você com todo o processo de importação, sua documentação estando certa não há o que temer, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas com respeito a esse e demais assuntos sobre importação.

Bora comprar da China!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima