O que é capatazia Significado de capatazia

O que é capatazia

O que é capatazia

Na exportação ou Importação, capatazia é a movimentação dos itens, que são as cargas e mercadorias nos estabelecimentos portuários e terminais rodoviários. É um trabalho essencial para a mercadoria ser entregue no destino final. Confira nesse artigo, algumas informações sobre o que é capatazia.

Conte com a nossa assessoria para realizar sua importação

O setor da capatazia é responsável por receber, conferir, transportar, manipular, entregar, carregar e descarregar as cargas das embarcações. Este trabalho é feito por profissionais autônomos que têm ligações com sindicatos ou por trabalhadores portuários com vínculo empregatício.

Um desses profissionais é o estivador que trabalha em embarcações e sua atividade envolve a movimentação nos conveses, porões de navios principais e auxiliares.Ele manipula as mercadorias realizando transbordo, arrumação, carregamento e descarregamento de carga em equipamentos específicos.

Quem recebe pelo valor realizado pela capatazia é o operador portuário quer seja operando para seu próprio armazém ou para armazéns de terceiros.

A empresa que realiza a operação portuária é terceirizada, vinculada a autoridade portuária. E para executar seus serviços portuários, precisa ser qualificada seguindo as regras do governo.

O operador portuário responde diante do trabalhador por sua remuneração e demais encargos, do agenciamento marítimo que depende do amador para providenciar todos os serviços necessários à operação do navio.

A capatazia ganhou uma “sub categoria”, a chamada THC – Terminal Handling Charge e a partir daí, a capatazia passou a ser usada para carga geral, carga solta ou carga à granel. Digamos que seja embarcado uma carga com soja, um lote a granel ou mercadorias embaladas em caixas e sacos que geralmente ficam em decks e porões. 

Transportadas em navios convencionais que trabalham com esse tipo de carga, esta operação é chamada de capatazia. Já se a carga for transportada em contêiner, a carga é transportada em um navio com porta-contêiner.

A partir daí, o nome da operação muda para THC, despesa de manuseio em terminal, despesa portuária no caso da capatazia. A capatazia compreende operações feitas em terra, o que não tem nada a ver com o exterior ou despesas referentes a embarque e desembarque.

Mas existiu sempre uma queda de braço entre a receita federal e instituições portuárias a respeito dessa taxa. A receita tenta perante o STJ (Superior Tribunal de Justiça), incluir essa cobrança junto com as despesas aduaneiras. Até o momento, a taxa não foi incluída mas, a briga continua.

Para não ser pego de surpresa com uma cobrança fora do seu montante, é preciso estar por dentro de todos os trâmites que envolvem a exportação e Importação. Uma taxa não paga, avarias nos lotes a serem despachados e irregularidade em algum documento ou a falta dele, pode colocar tudo à perder.

Pensando em auxiliar os importadores e exportadores brasileiros, a Destino China trabalha a 10 anos em território chinês dando suporte aos empresários, assessorando toda a logística dessas grandes operações.

Temos a conhecimento de toda parte burocrática e operacional durante uma exportação ou Importação. 

Contamos com uma equipe excelente de profissionais em contato direto com fornecedores chineses, agentes de cargas, transportadoras, portos aduaneiros, grandiosas feiras que acontecem na China e muito mais. Acompanhamos todo seu processo do início ao fim evitando o mínimo de falhas 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Oi, como posso ajudar?
Rolar para cima