O que é consolidação de cargas?

O que é consolidação de cargas?

Consolidação de cargas é o termo utilizado para a união de pequenas cargas que contam com clientes diferentes mas, com rotas e condições de entrega semelhante. Tal logística, além de facilitar o transporte de mercadorias, ainda auxilia no controle das mercadorias em transporte.

É uma ótima opção para quem deseja reduzir os custos envolvidos no processo logístico de seu negócio. Por isso, se está procurando por maneiras de receber seus produtos com um custo mais acessível, nada melhor do que se informar a respeito das cargas consolidadas.

Método de carga consolidada

As cargas consolidadas são organizadas e gerenciadas pela empresa consolidadora que organizam os produtos a serem entregues, independente do frete, transporte ou da documentação apresentada.

Existem diversas empresas especializadas que prestam esse tipo de serviço que podem ser pesquisadas via internet, geralmente empresas que costumam lidar com cargas fraccionadas e que devem ser entregues a diversos destinatários.

Essas empresas costumam receber a designação de “consolidadores” e “desconsolidadores”, são responsáveis pela armazenagem e recebimento das cargas e ainda contam com documentos que lhes passam conhecimento a respeito das cargas e seus lotes.

Quando os transportes de cargas consolidadas são em navios, são conhecidas pelo nome de “Master Bill of Landing”. Esse processo de consolidação envolve um armador marítimo que envia um documento que coloca o embarcador como agente consolidador e desconsolidador, em outras palavras, como consignatário.

Quais as vantagens da carga consolidada?

Quanto maior for a quantidade de carga consolidada, melhor é para ambas as partes, ou seja, para o agente consolidador e para o cliente final. E isso serve também para os fretes aéreos, quanto maior peso consolidado, menor será o valor a ser pago pela massa ou por unidade de peso.

E para você que julga sua carga difícil de ser consolidada, saiba que essas empresas consolidadoras contam com experiência para consolidarem qualquer tipo de carga. Podem utilizar de invólucros ou até mesmo em contêineres para reunir o maior e possível número de cargas.

As cargas consolidadas trazem ótimos ganhos em termos de espaço e tempo, desde os operadores logísticos, como as transportadoras que economizam no tempo, espaço e nos números de viagens, reduzindo desta maneira os custos com diversas despesas, entre elas: burocráticas, contábeis, com funcionários ou colaboradores. E o melhor, aumentando a produtividade.

Um ponto importante para as empresas consolidadoras é o aproveitamento de espaço. Essas cargas são projetadas devidamente preparadas para um determinado espaço, seja ele em vagões, aviões, navios ou em caminhões.

Espero que tenha gostado desse novo artigo a respeito das cargas consolidadas e, caso tenha ficado alguma dúvida não esclarecida neste texto, entre em contato conosco que teremos o maior prazer de lhe dar uma explicação mais detalhada sobre cargas consolidadas ou até mesmo, de indicar empresas que realizam esse tipo de economia para sua empresa.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.