O que é dumping Conceito Dumping

Dumping: O que é e Como Afeta o Mercado

Dumping é uma discriminação internacional de preços na qual uma empresa exportadora vende parte de sua produção em um mercado externo a um preço muito baixo e a produção restante a um preço alto no mercado doméstico.

O dumping pode ser classificado das três formas a seguir:

Dumping Esporádico ou Intermitente:

É adotado em circunstâncias excepcionais ou imprevistas, quando a produção interna da commodity é maior do que a meta ou há estoques não vendidos da mercadoria, mesmo após a venda. Em tal situação, o produtor vende os estoques não vendidos a um preço baixo no mercado externo, sem reduzir o preço doméstico.
Isso só é possível se a demanda externa por sua mercadoria for elástica e o produtor for um monopolista no mercado doméstico. Seu objetivo pode ser identificar sua mercadoria em um novo mercado ou estabelecer-se em um mercado estrangeiro para expulsar um concorrente de um mercado externo. Nesse tipo de dumping, o produtor vende sua mercadoria em um país estrangeiro a um preço que cobre seus custos variáveis ​​e alguns custos fixos atuais para reduzir sua perda.

Dumping Persistente:

Quando um monopolista vende continuamente uma parte de sua mercadoria a um preço alto no mercado doméstico e a produção restante a um preço baixo no mercado externo, ela é chamada de dumping persistente. Isso só é possível se a demanda interna por essa commodity for menos elástica e a demanda externa for altamente elástica. Quando os custos caem continuamente, juntamente com o aumento da produção, o produtor não reduz o preço do produto mais no mercado doméstico porque a demanda interna é menos elástica.
No entanto, ele mantém um preço baixo no mercado externo porque a demanda é altamente elástica. Assim, ele ganha mais lucro vendendo mais quantidade da commodity no mercado externo. Como resultado, os consumidores domésticos também se beneficiam disso porque o preço que devem pagar é menor do que na ausência de dumping.

Dumping Predatório:

O dumping predatório é aquele em que uma empresa monopolista vende sua mercadoria a um preço muito baixo ou com prejuízo no mercado externo, a fim de afastar alguns concorrentes. Mas quando a concorrência termina, aumenta o preço da commodity no mercado externo. Assim, a empresa cobre a perda e, se a demanda no mercado externo é menos elástica, seu lucro pode ser maior.
Objetivos do Dumping

Os principais objetivos do dumping são os seguintes:

Encontrar um lugar no mercado externo:

Um monopolista recorre ao dumping para encontrar um lugar ou para continuar no mercado externo. Devido à concorrência perfeita no mercado externo, ele reduz o preço de sua commodity em comparação com os outros concorrentes, de modo que a demanda por ela comumente pode aumentar. Para isso, ele muitas vezes vende sua mercadoria incorrendo em perdas no mercado externo.

Para vender excedente de mercadorias:

Quando há produção excessiva de commodities de um monopolista e ele não consegue vender no mercado interno, ele quer vender o excedente a um preço muito baixo no mercado externo. Mas isso acontece ocasionalmente.

Expansão da Indústria:

Um monopolista também recorre ao dumping para a expansão de sua indústria. Quando ele expande, ele recebe economias internas e externas que levam à aplicação da lei dos retornos crescentes. Consequentemente, o custo de produção de sua mercadoria é reduzido e, ao vender mais quantidade de sua mercadoria a um preço menor no mercado externo, ele ganha um lucro maior.

Novas Relações Comerciais:

O monopolista pratica dumping para desenvolver novas relações comerciais no exterior. Para isso, ele vende sua mercadoria a um preço baixo no mercado externo, estabelecendo assim novas relações de mercado com esses países. Como resultado, o monopolista aumenta sua produção, reduz seus custos e ganha mais lucro.

Medidas Anti-dumping são adotadas as seguintes medidas para impedir o dumping:

Dever pautal:

Para parar o despejo, o país importador impõe tarifa sobre a mercadoria objeto de dumping, conseqüentemente, o preço da mercadoria importadora aumenta e o medo do dumping termina. Mas é necessário que a taxa do imposto sobre as importações seja igual à diferença entre o preço doméstico da mercadoria e o preço da mercadoria objeto de dumping. Geralmente, o imposto tarifário é imposto mais do que essa diferença para acabar com o dumping, mas é provável que tenha efeitos prejudiciais sobre outras importações.

Cota de importação:

A quota de importação é outra medida para impedir o dumping, ao abrigo do qual uma mercadoria de um volume ou valor específico pode ser importada para o país. Para este efeito, inclui a imposição de um direito juntamente com a quota de fixação e o fornecimento de uma quantidade limitada de divisas aos importadores.

Embargo de importação:

O embargo à importação é uma importante medida de retaliação contra o dumping. De acordo com isto, as importações de certos ou todos os tipos de mercadorias do país de dumping são proibidas.

Restrição Voluntária de Exportação:

Para restringir o dumping, os países desenvolvidos firmam acordos bilaterais com outros países de que temem o dumping de commodities. Esses acordos proíbem a exportação de commodities especificadas para que o país exportador não possa despejar suas commodities em outro país. Tais acordos bilaterais de RVE existem entre a Índia e os países da UE na exportação de têxteis indianos.

Conclusão:

Observa-se geralmente que as medidas anti-dumping acima explicadas prejudicam em vez de beneficiar o país que adota essas medidas. Os produtores do país nunca querem que as commodities sejam importadas do exterior. Eles, portanto, pressionam o governo para restringir a importação de importações melhores e mais baratas, chamando-as de commodities descartadas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima