O chá é a segunda bebida mais consumida no mundo, só ficando atrás da água. A origem do Chá dizem que é da China e tem uma longa história, mais de 5mil anos no qual começou na China e se espalhou pelo mundo. Diz a lenda que um imperador decidiu ferver a folha de chá, achou bom o resultado e começou a consumir. Na china é muito interessante observar e ver a cerimônia do cha, que é um sentimento influenciado pelo budismo, que tem como objetivo purificar a alma do homem, mesclando com a natureza, durante essa cerimônia os chineses utilizam potes feitos de argila, já que eles acreditam que quando a água é aquecida e colocada dentro desses potes com as folhas de chá, o aroma da um sabor especial.

Existem diversos lugares que você pode participar dessa cerimônia de chá na China, porém é interessante dar uma pesquisada antes ou ir com alguém de confiança, já que nas grandes cidades da China, existe problema de golpes para turistas, que normalmente vão até essas lojas especializadas na cerimônia do chá e acabam provando, quando vem a conta de 2mil dólares os turistas acabam caindo para trás. Então é bem importante quando você participar disso, se informar antes ou perguntar alguém de confiança.

Essa é uma rede de lojas especializada em chá, bem grande e hoje tem mais de mil lojas espalhadas pela China o nome é tianfumingcha ou em chines 天福茗茶 basta você perguntar para um chines ou procurar no maps que você vai encontrar, lá você pode experimentar e vai ter alguém para te mostrar a famosa cerimônia do chá.

A loja tem de tudo como você pode ver na imagem acima, todos os chás famoso na China, você pode acabar encontrando nessa loja, fora chá eles também têm artigos de consumir os chás como potes, pratos etc…

Um dos chá mais famoso da China vem da região de Hangzhou que é o famoso longjing chá, o preço desse chá não é o mais barato, mas ele é um dos mais consumidos pelos chineses de classe alta. Se você estiver na região de Hangzhou é bem interessante visitar a plantação só chá já que você vai ter uma noção de como é produzido a segunda bebida mais consumida no mundo.

Os chineses e japoneses consomem chá durante as refeições, é bem comum você chegar em um restaurante na China e eles te servirem um copo de chá, os chineses acreditam que consumir a bebida quente com o alimento quente, ajuda na digestão, já que a bebida gelada com o alimento quente, acaba atrapalhando a digestão, então se você ver um chines comendo algo com uma água gelada, isso não é uma situação normal.

Na China a maioria dos lugares servem o chá em uma xícara sem alça, o motivo para isso é que os chinese acreditam que se você consegue segurar o copo com as mãos, a tempera está ideal para o consumo, se você não conseguir segurar a xícara, quer dizer que o chá não está pronto para o consumo e pode acabar fazendo mal.