Portal único de comércio exterior Portal único de comércio exterior

Portal de Comércio Exterior: Importação e Exportação

Portal único de comércio exterior

Ano 1997 até o ano 2012 manteve-se um sistema desatualização, no Brasil o SISCOMEX Importação instalado localmente permitindo a gerenciamento para importações brasileiras.
Uma modernidade foi criada em 2012 que se chamou de SISCOMEX WEB, que tinha a exigência a certificação digital para fornecer acesso, e no ano de 2013 o país teve o Acordo de Facilitação Econômica da OMC que buscou por mais transparência entre governos e operadores do comércio exterior e também a redução dos impactos burocráticos na exportação e importação.

Portal único de comércio exterior Containers brancos e coloridos empilhados

Portal Único de Comércio exterior foi um projeto criado em 2014 como objetivo de aumento da competitividade brasileira, com varias reduções: de prazos, custos e operações, para assim garantir segurança e rapidez nas exportações ou importações.
A principal função desse projeto e sua bandeira era a criação do Guichê Único, o mesmo buscava eliminar o retrabalho, duplicidade das informações e custos extras.
Desde 2018 os Pilares do Portal Único de Comercio Exterior foram essenciais para construir o Novo processo de importação que vem revolucionando tudo o que se conhece sobre Compras Externas.

O novo processo de importação (NPI)
Desde o ano de 1992 até esta década em seu começo, o comércio brasileiro se diversificou e cresceu tendo um aumento significativo com a demanda da atuação de muitos outros órgãos do governo. O SISCOMEX não suportou esse crescimento, pois o modelo apresentava itens antigos de quando o País ainda não tinha avanços tecnológicos significativos, os efeitos gerados foram de prestação redundante de informações dos importadores.
Os processos desburocratizados de todos os segmentos e a produção competitiva entre outros, são fatores importantes para o aumento da internacionalização das empresas. O governo federal lançou o projeto Novo Processo de Importação (NPI), que desdobra o Programa Portal único de comércio exterior e tem a sua primeira fase da Desburocratização da exportação.
A revisão geral dos processos de importação feita pela NPI passou pela construção de módulos no Portal Único, para assim eliminar burocracias que eram existentes.

Portal único de comércio exterior Vista prédios beira de lago

A DUIMP
O principal fator desse projeto foi a substituição da Declaração de Importação, da Licença de Importação e da Declaração Simplificada de importação, por apenas um único documento chamado DUIMP – Declaração única de Importação, colocada pelo Governo federal.
Trata-se de um documento eletrônico que serve para o Novo Processo de Importação reunindo informações aduaneiras, administrativas, comerciais, financeiras, tributarias e fiscais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima