Qual é a melhor hora para importar?

Qual é a melhor hora para importar?

Você quer entrar para o ramo da importação, mas está com receio de adquirir determinados produtos por não saber a melhor hora para importar? É compreensível.
Existem épocas boas e ruins para importar certas mercadorias e ter medo de fazer algo que possa vir a dar errado ou proporcionar dor de cabeça é plenamente normal.
Por isso, nesse artigo, vamos comentar sobre os melhores períodos para importação, principalmente de eletrônicos. Fique atento!

O que exatamente faz com que a encomenda atrase?

Muitas pessoas reclamam, criticam, abominam, mas os Correios fazem sim muitas encomendas internacionais, finalizando a importação em território nacional.
Há casos e casos, existem as variantes de um evento ou outro que prejudica os serviços dos Correios, mas no geral, eles não costumam atrasar tanto ou ter problemas mais graves nas entregas.
Atrasos podem ocorrer em quaisquer meios de transporte e importação, mas um fato incontestável é que as encomendas efetuadas recentemente estão muito mais facilitadas e ágeis do que as de antigamente.
A GearBest, a Banggood e demais lojas dão um prazo de aproximadamente 30 a 45 dias que você deve esquecer, uma vez que o tempo mínimo que ultimamente se espera é entre 2 a 3 meses. Muito? Sim!
Mas devemos atentar para um fato muito importante. O atraso não se dá por culpa das lojas e fábricas da China (ou do lugar onde se importou), mas sim, a encomenda atrasa por conta dos Correios.
Seja através da Aliexprees, Ebay, Banggood e outros, qualquer mercadoria comprada no exterior chega ao território brasileiro em aproximadamente 1 semana se for por via aérea. Depois disso é que vem a saga da burocracia da Receita Federal com a documentação e a expedição nos Correios, o que isenta a culpa das lojas na demora.

Qual é a melhor hora para comprar e evitar transtornos?

Abaixo preparamos uma lista com os meses mais vantajosos para efetuar a sua importação. Com isso, você poderá saber em qual período são feitas as maiorias das compras. Nos meses em que há pouco fluxo, obviamente existe uma agilidade maior nos serviços prestados pelos Correios e, inclusive, pela Receita Federal.

Melhores meses para importar

• Março;
• Abril;
• Junho;
• Julho (este é ainda melhor, já que também é o período de férias e as pessoas gastam suas economias com viagens e a quantidade de encomendas fica sendo menor);
• Fevereiro só é bom para sites que não são de fornecedores chineses por conta do ano novo chinês.

Piores meses para importar

• Novembro;
• Dezembro;
• Janeiro;
• Setembro;
• Outubro.

Observações

O ano novo chinês não acontece sempre na mesma época. Para não correr o risco de comprar nesse período e ter a possibilidade de ocorrer algum problema, pesquise antes no Google. O de 2019 cairá em fevereiro; já o de 2020 em janeiro, por exemplo.
Escolher um mês bom não quer dizer que você estará isento de imprevistos e atrasos, ou até mesmo que sua encomenda terá a entrega antecipada. Os meses bons só cercam, em termos, a diminuição de intercorrências desagradáveis com a sua importação, como a conferência problemática na alfândega, ou várias encomendas acumuladas nos Correios.

1 comentário em “Qual é a melhor hora para importar?”

  1. Pingback: Qual é a melhor hora para importar? | Blog de Comércio Exterior. Notícias sobre importação e exportação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.