Uma das principais dúvidas que existem quando o assunto é a importação, é a de quanto tempo levará para que o produto chegue. E realmente isso é um ponto muito importante, pois somente sabendo este tempo o vendedor consegue se planejar e consequentemente aumentar suas vendas.

Mas vale ressaltar, que o tempo da importação dependerá totalmente de qual foi o meio de transporte escolhido, por que como no Brasil, existem algumas transportadoras que conseguem entregar os produtos de uma forma mais rápida.

 

Duração do transporte

 

O transporte pode ser feito basicamente de duas formas, de navio ou avião, isso vai depender de qual foi a escolha do importador.

E é óbvio que de avião a encomenda chegará bem mais rápido, pois em média este transporte demora cerca de 7 dias.

Já no caso do produto ser transportado de navio, o tempo de duração é um pouco maior, ou até bem maior, pois são cerca de 45 dias até o navio chegar no Brasil.

Mas é importante alertar aos importadores, que esses são o tempo de duração exclusivamente do transporte, ou seja, temos que adicionar mais alguns dias referentes a preparação do produto para envio, e também o fato do produto demorar um certo período de tempo até ser entregue quando chega ao Brasil.

 

Transporte aéreo

 

E para que seja possível definir uma estimativa de tempo completa, vamos primeiro listar alguns pontos importantes a respeito do transporte aéreo:

 

– Como já foi dito, antes da realização do embarque do produto é necessário mais o menos 3 dias para que o mesmo possa ser preparado.

– Depois dos estimados três dias, são mais 7 referentes ao transporte até o Brasil.

– E somente após 4 dias é possível retirar a mercadoria no aeroporto.

 

Sendo assim, para uma importação que será transportada por um avião, a estimativa completa de sua duração é de 14 dias.

Então se você tem pressa em receber o produto ou mercadoria, a melhor opção a ser escolhida é a via aérea.

 

Transporte marítimo

 

Como foi feita a estimativa de tempo via transporte aéreo, agora será feita para todas as mercadorias transportadas por navios:

 

– São cerca de 2 dias até a mercadoria ser entregue ao porto.

– Mais o menos 7 dias que a mercadoria fica aguardando no porto, até ser carregada no navio.

– Até a mercadoria chegar ao Brasil são mais o menos 45 dias.

– 2 dias para os produtos serem descarregados.

– 10 dias para liberação

– Após os 10 dias, são mais 3 para que a encomenda possa ser entregue.

 

Então basicamente são estimados 69 dias para que uma mercadoria chegue ao seu destino quando transportada por transporte marítimo. 

Concluindo, é possível perceber que quando os produtos são transportados através de aviões o tempo de importação é bem baixo, mas já quando o transporte é feito através de navios, a duração pode ser muito grande.

Por este motivo, é sempre importante o importador estar ciente de tudo isso, para que ele possa escolher a melhor forma possível de transporte da sua mercadoria.