Quanto tempo leva uma importação?

Quanto tempo leva uma importação?

Você abriu uma pequena empresa e deseja trabalhar com importação? Ou até mesmo deseja de efetuar algumas compras pela internet no exterior? Você tem noção da forma como as mercadorias que importa são transportadas e o tempo se leva para isso?
Nesse artigo vamos tratar do assunto transporte e saberemos quantos dias que se gasta para uma importação chegar ao seu destino. Confira!
As importações em geral podem acabar se transformando em processos terrivelmente demorados, o que se deve a diversos quesitos. Podemos listar, entre eles, os tramites e a burocracia que ocorrem no trajeto, principalmente dentro do território nacional.
Quem já compra produtos do exterior tem uma noção do quanto é possível que seja demorada em demasia a entrega das mercadorias. No caso dos empresários e revendedores de produtos, a atenção ao planejamento deve ser redobrada para que não se tenha déficit nos estoques.
Vamos falar sobre alguns dos meios em que os produtos importados podem chegar ao Brasil e o tempo médio que se gasta entre a saída das mercadorias e chegada em cada um deles.
As compras efetivadas em sites estrangeiros podem ser entregues basicamente por três formas diferentes, sendo por dois meios de transporte: via marítima e via aérea, com o último dividido em duas formas distintas.
Veremos abaixo com mais detalhes cada um desses meios, bem como seus prós e contras e o tempo estimado de cada um para a entrega das mercadorias adquiridas.

A entrega via marítima

O trajeto feito por meio do navio é condicionado a ser um tanto quanto demorado em comparação aos outros meios de transporte, ainda mais se vier do outro lado do mundo, como a China.
O problema maior dessa forma de entrega é o fato de se ter um período médio de trânsito de mais de 30 dias, podendo chegar até 40 dias dependendo da distância entre as localidades.
No entanto, independente dessa questão, ainda assim existem algumas vantagens. Uma delas, senão a mais importante, é o tempo de desembaraço (aproximadamente de 10 a 15 dias) e a quantidade de produtos que podem ser importados.
Essa forma de entrega de mercadorias importadas é mais vantajosa para grandes importadores.

A entrega via aérea – Courrier

Das três formas que citaremos aqui essa é, sem dúvida, a mais rápida de todas, portanto, a mais indicada.
Em média, a demora entre o envio no ponto de embarque até a entrega no destino é de aproximadamente uma semana, ou seja, 7 dias. Algo que pode ser realmente louvável no que condiz a importações efetuadas em uma distância mais longa.
O trânsito em si, dura em média 3 dias, no geral, praticamente o mesmo tempo que os Correios gastam para transportar as encomendas e correspondências.
A vantagem e a diferença, nesse caso, estão na facilidade dos tramites de desembaraço em terras brasileiras pelas empresas de Courrier, o que leva aproximadamente de 2 a 4 dias.
Qual é o contra? Essas empresas Courrier geralmente cobram mais caro pelo frente, em média até 30 vezes acima do valor das outras formas de transporte. Somente quem necessita muito que a mercadoria chegue depressa é que deve investir nesse meio.
Isso piora ainda mais em casos onde a mercadoria é taxada, uma vez que o imposto é cobrado sobre o valor da mercadoria mais o valor do frente.

A entrega via aérea – Correios

O meio mais utilizado e conhecido é o dos Correios. O trânsito total é de aproximadamente 3 dias dependendo da localização. O contra dessa forma de envio de mercadorias do exterior se dá quando a importação já se encontra dentro do Brasil.
Os produtos podem ficar cerca de 60 dias retidos nos devidos órgãos para efetivar o processo de tributação e de tratamento, além do tempo que os Correios gastam para entregar na região de destino dentro do território nacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.