Qualquer negócio no mundo você vai correr risco, não importa o que você faça, voce sempre vai ter um risco, então importação sim você pode correr riscos e diversos riscos, vou mencionar o que pode acontecer durante uma importação de produtos da China.

Recebo diversos emails todos os dias de pessoas que fizeram o pagamento para fornecedores na China, e acabaram não recebendo os produtos. A primeira coisa que eu pergunto é como que você conseguiu esse fornecedor : Normalmente eles falam que foi através do site comowww.alibaba.com nesse site voce pode encontrar diversos fornecedores, porém você tem que tomar muito cuidado com quem você está negociando. Existem pessoas boas e ruins na internet, então você precisa saber com quem você está conversando, para saber basta você falar para o seu fornecedor que você está mandando alguém fazer uma visita, ou que você precisa saber a identidade da fábrica como o nome em chines e o nome do proprietário, perguntas difíceis de solucionar, essas perguntas podem ajudar a vocês identificar quem é o fornecedor que vocês estão comprando no outro lado do mundo.

Lista de riscos que podem acontecer em uma importação.

1)       Pagar e não receber

Esse é o risco mais comum, quando pessoas sem experiência tentam fazer uma importação sem buscar por profissionais, normalmente acontece quando a boca é maior do que a barriga, e acabam encontrando fornecedores da China que oferecem por milagres e preços inimagináveis. Um grande exemplo é o fornecedor que vende iPhone por 200 dólares, mais barato do que a própria apple, O brasileiro no outro lado do mundo, não sabendo acaba solicitando 20 iPhones pensando em multiplicar a renda e acaba caindo no famoso golpe do iPhone. Jamais de maneira alguma faça qualquer pagamento para um fornecedor chinês sem saber a identidade do mesmo. Solicite o máximo de informações para ele até que ele fique com receio de quem ele está falando é uma pessoa correta e entende do negócio.

2)       Comprar produtos e receber outro

Outro golpe comum é você comprar produtos na China e quando você receber o produto receber um completamente diferente, conheci um amigo que comprou silicone e recebeu água, outro que comprou computador e veio sem as placas, esses casos são bem comum na China, por isso que eu digo sempre para todos os meus amigos e clientes, não compre ou não faça nem um pagamento na China se você não conhecer ou ter informações sobre o seu fornecedor, existem profissionais no mercado que verificam e entendem sobre o mercado da China, procure por pessoas desse nível para poder ajudar vocês e dar consultoria sobre o seu produto ou o seu fornecedor na China. Uma regra básica é antes de qualquer pagamento você precisa ir visitar o seu fornecedor, existem brasileiros e chineses na China que fazem esse tipo de trabalho, normalmente eles cobram um valor razoável de 150-300 dólares por dia de trabalho, e vão até o seu fornecedor para verificar a idoneidade da fábrica, normalmente eles vão fazer fotos e vídeos, mostrando sobre a fábrica que você está prestes a enviar o seu dinheiro, logo após o primeiro pagamento que normalmente é de 30% você precisa fazer o pagamento de 70% nesse momento você precisa de outra inspeção para garantir que o produto que você está comprando é o mesmo do solicitado.

3)       Empresa trade ou verificação de empresa

O que muito acontece é que empresários ou empresas brasileiras acabam comprando de empresas trade na China, achando que é o produtor, muitas empresas na China não tem licença de exportação e nem querem, já que o mercado interno é tão grande que eles querem evitar o trabalho de estar exportando produtos e lidando com clientes estrangeiros. Ai que normalmente entra as empresas trade da China, onde normalmente são primos ou amigos dos donos dessas grandes empresas e falam inglês e vendem os produtos para os estrangeiros, nesse caso quando você está comprando de uma empresa trade, você acaba não garantido na qualidade dos produtos, já que se chegou no Brasil com baixa qualidade, quando você chegar na China e querer retornar o produto você vai ter dificuldades. Então é muito importante que antes de qualquer compra, você solicite o serviço de verificação de empresa com empresas profissionais que sabem fazer esse tipo de verificação, garantido que você esteja comprando de fábricas e não de empresas trades, que não deram nenhum suporte para você quando o seu produto chegar na China, normalmente eu utilizo o serviço da empresawww.proqin.com que sempre verifica todos os meus fornecedores por um preço justo e informações importante para o meu negócio.

Existem muitos outros riscos que acontecem em qualquer importação e devem ser evitados, tome cuidado e muito cuidado com qualquer compra na China, já que os vendedores estão no outro lado do mundo e os nomes são bem difíceis de rastrear, se você precisa de qualquer suporte com a China, me envie um email que posso dar as dicas e tirar as suas dúvidas.