Superávit déficit e equilíbrio

O superávit é o resultado derivado da execução orçamental que aferiu mais ganhos do que gastos. Já o défice é o que falta para se completar algo, em um orçamento é quando os gastos ou despesas superam os ganhos ou receitas. O déficit na balança comercial ocorre quando o valor total das importações supera o das exportações ou seja, importa mais do que exporta, quando falta dinheiro para o valor das exportações igualar o das importações. A balança comercial resulta no total de importações e exportações de bens e serviços entre países.

Quando as exportações são maiores que as importações, registraram um superávit na balança comercial. Quando as importações são maiores que as exportações, registraram um déficit na balança comercial. A taxa de cobertura indica em que porcentagem as exportações pagam as importações. A corrente de comércio é o resultado da soma das exportações com as importações e representa o total de comércio transacionado por um país com o exterior, países com grandes correntes de comércio, tem maior facilidade de enfrentar os ajustes econômicos com possíveis crises externas.

A dívida externa é o somatório dos débitos de um país, resultantes de empréstimos e financiamentos contraídos no exterior pelo próprio governo, por empresas do estado ou privada. Os recursos externos que geram a dívida externa podem ser proveniente de governos, entidades financeiras internacionais como o FMI eo banco mundial, banco ou até empresas privadas. A primeira dívida externa do Brasil veio com o pagamento a Portugal pelo reconhecimento da independência. Em 2017 a dívida externa do Brasil chegou até 300 bilhões de dólares.

O banco central é uma entidade que tem como função gerir a política econômica, ou seja garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país, tem como objetivo definir as políticas monetárias, ou seja o que regulamenta o sistema financeiro local. Eles que estipulam a taxa de juro que é a remuneração pelo empréstimo de dinheiro, normalmente um valor em percentual sobre um valor emprestado a famosa taxa de juro e pode ser calculado de duas formas os juros simples e os compostos, o juro basicamente é um aluguel sobre o dinheiro, a taxa é a compensação paga pelo tomador do empréstimo para ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento.

O credor é o que recebe a compensação por não poder usar o dinheiro até o dia do pagamento e por correr o risco, não recebe o dinheiro de volta ou seja o risco de inadimplência.