O que precisa para importar da china

Sites que impactaram no jeito de fazer importação, eu sempre xingue o Alibaba no início, mas depois de um tempo eu comecei a amar o Alibaba.  Hoje você pode fazer pesquisa direto no site, se você já tem rumo definido você pode ir e pensar em algum ramo, oportunidade que você quer negociar e fazer oportunidades. Você pode se encontrar em qual negócio você quer fazer,depois que definiu o produto você tem 3 ferramentas. A internet você pode começar hoje e a pesquisar, vai no alibaba que você vai encontrar o produto que você está procurando, lá você vai encontrar os fornecedores que você quer, os fornecedores não são necessários, não manda dinheiro pro teu fornecedor, no alibaba e interessante para buscar e começar a conversar sobre características técnicas e embalagem e tudo mais, mas não vai no preço que você vê no site, o chines quer que você entre em contato. Se você não fala inglês, usa o site do google tradutor que possa estar fazendo a tradução para você, se você precisar podemos dar consultoria para você.

As possibilidades devem começar partir do alibaba, leva tempo mas você vai acabar encontrando com o seu produto e o seu fornecedor, nunca mande dinheiro para fornecedor, quando vai chegar no momento e você gostou do produto e do preço, pergunta para o fornecedor se você pode inspecionar a fábrica dele, se ele perguntar como assim, eu tenho alguém que trabalha pra mim na China e eles podem verificar pra mim, vai existir duas resposta sim ou não, se você precisar a Destino China pode verificar o fornecedor para você lá na China, no caso o fornecedor dizer que só pode se ele der um depósito com isso você pode ignorar e esquecer, que ele quer enganar voce, ja aconteceu de ir até lá e quando você chegar lá não ter nada, pode acontecer também. A pessoa vai começar a te xingar, tem produtos que você não pode pesquisar na internet, bijuteria, roupa essas coisas não da pra pesquisar na internet, existe duas dicas que você pode procurar na internet.

A feira de cantão ajuda bastante pra você, pois nos últimos 7 anos estamos lá para dar consultoria, se você estiver indo para a feira de cantao, estamos lá e você vai se tratar de negócios lá, a feira é uma boa oportunidade para quem está buscando novos negócios.  Existem outras feiras na China que você pode estar indo visitar, a canton fair encaixa tudo e todos os fornecedores, para visitar a canton fair você vai gastar de 4-5 mil dólares para fazer essa visita. Outro opção para encontrar fornecedores é a feira de Yiwu que tem bastante fornecedores por lá, de 3-4 mil dólares você vai gastar para ir até a China, na internet você pode começar a pesquisar no Alibaba para buscar informações. Sempre comece no alibaba, lá você vai encontra tudo que precise e nós damos a consultoria quando você chegar na China. Depois que você começar a ganhar uma grana direto no Brasil, você pode começar a pensar em ir pra China que é uma opção boa para você começar a ganhar mais dinheiro com isso.

Os custos dos produtos na China é bem importante para a sua importação, o NCM é bem importante pois é aquilo que vai dizer quais são os impostos e as barreiras que o seu produto tem para fazer, o custo do produto ninguém pode dizer de cara, pois os custos variam de acordo com produto para produto, os impostos, você não tem o mesmo do custo para produtos, se você importar pneu é diferente de celular e árvore de natal, flores artificiais são outra coisa, cada produto tem impostos diferente de 0-35% II, IPI, PIS, CONFINS, ICMS isso varia de produto para produto, a média podemos gerar direto de acordo com a nossa experiência, mas isso vai variar então é bom calcular, as vezes pode até dobrar o valor, isso vai depender do ramo que você quer, primeiro você precisa saber o NCM do seu produto, você pode ir no google e digitar o nome do produto + NCM lá você vai verificar o valor do seu produto.

Como é composto o custo de uma importação: Produto + Frete + Seguro  esse é o primeiro bloco 15mil dólares de produto 2 mil de frete + 700 de seguro.

O bloco 2 seria as despesas aduaneiras, tudo que não é produto é despesa, radar siscomex, armazenagem, handling no porto, consolidação e desconsolidação de carga, emissão de documento de BL, marinha mercante, existem várias despesas que você tem que pagar para fazer uma importação, IOF para cambio essas despesas vão gerar em média 3 mil reais. O bloco número 3 são os impostos II, IPI, PIS, COFINS E ICMS esses são os 5 impostos os 4 primeiros federais e o último ICMS estadual. Escolher o ramo, descobrir o fornecedor agora você vai saber se da pra importar ou não da, no caso não ainda você vai ter que começar a fazer o estudo e fazer a sua pesquisa.

Um cálculo é como você vai vender o produto no Brasil, você tem que duplicar, para importar da China você tem que importar pra ganhar dinheiro se for para importar pra brincar não recomendo, você tem que importa algo que de lucro e você gere resultados.

Proforma Invoice

Hora de pedir a compra, la você precisa de todos os detalhes para fazer seu pedido, cor, embalagem e tudo que vai dentro da sua compra. Todas as características do produto e colocar tudo que foi negociado. Dentro da inspeção você pode solicitar se a fábrica é confiável ou não, você pode fazer inspeção de fábrica e a outra a inspeção de produto, lá você vai verificar se o seu fornecedor existe. Existem diversas empresas que fazem esse servico, assim podemos também oferecer esse serviço pra vocês.

Antes de mandar qualquer dinheiro pra China, vale você investir para garantir, você pode fazer a inspeção antes de mandar o dinheiro 30% para verificar a fábrica e depois do pagamento para verificar o produto, então os outros 70%. Na china tudo é pago antes, então você tem que se preparar com o capital de giro. Para a inspeção vai de 200-400 dólares para fazer a inspeção, mas as despesas para o inspetor ir até o local onde fica a fábrica para você e tudo mais. Você precisa da proforma invoice e fazer o pagamento. Para fazer esse pagamento você precisa estar com o radar ativo para fazer a importação, para fazer essa habilitação é muito simples e é de graça, fale com o seu contador e ele pode fazer esse radar pra você e você pode fazer isso pra você, recomendo você fazer com o radar expresso que vai até 50 mil dólares e é bem simples de tirar entre 20-30 dias você pode fazer isso, qualquer empresa pode tirar o radar, mas a sua empresa precisa estar comercial para poder vender os produtos, se o CNPJ e os impostos estão todos certos vai sair, tem lugares que sai mais rápido e outros mais lento mas isso vai acabar saindo, se precisar de consultoria podemos ajudar você.

Embarque dos produtos

Depois que é feito o pedido e você fez a sua segunda inspeção você pode fazer a sua embarcação, existe uma pessoa que se chama agente de carga, ele que vai fazer o cálculo do embarque, o agente de carga vai incluir o seguro na sua carga isso tem que deixar bem claro, na segunda inspeção a carga vai estar liberada e você pode fazer o embarque, ele vai te dar a cotação e vai te passar os valores por exemplo 2 mil dólares para fazer a importação, você vai passar a proforma invoice e ele vai fazer todo o processo para fazer o seu embarque, sempre faça com seguro, pois não é caro e vale apenas.

Se você quiser juntar cargas de diversos fornecedores, você pode juntar tudo no mesmo container, com isso você vai precisar de uma trade chinesa, vamos dizer que você tem 4 fornecedores, as cargas  não vão ficar prontas no mesmo dia. Quando chegar no brasil você vai ter que fazer 4 importações separadas, a tarde da China vai pagar os fornecedores e vai juntar tudo e fazer um embarque, normalmente eles cobram de 5-10% para fazer todo esse embarque e fazer pra você, se você fizer sozinho quando chegar no Brasil você vai ter problema, por que você vai ter que fazer 4 importação, então fazer a consolidação vale apenas e você não vai se incomodar, quando a carga estiver pronta, você mandou o dinheiro e a carga saiu, ela vai sair e vai entrar no mar e vai levar 45 dias para chegar no porto, durante esse tempo você vai preparando as documentações e tudo mais, com isso você vai precisar de um despachante aduaneiro para fazer a importação.

A importação é como um lego, é como um brinquedo de lego que tem diversas peças para você montar até ficar pronto, inspeção, fornecedor, banco, despachante são diversas peças que você vai encaixando até chegar no pronto final. Não recomendo você ser seu próprio despachante aduaneiro, existe gente que faz isso pra você, tudo que você pode terceirizar é mais importante, focar no cliente e no comercial é importante para sua empresa. O seu despachante é o que vai pegar a documentação e juntar todos os documentos e liberar a sua carga. O despachante é o cara que vai tirar a sua mercadoria, existe um momento que chegam a presença de carga, a transportadora marítima entregou a mercadoria no porto lá que você vai pegar o DI, a sua conta vai estar tudo cadastrada, você vai verificar a sua mercadoria, se estiver quebrada ou problema você entra em contato com o seu seguro. O canal de conferência, verde amarelo e vermelho ao registrar a DI você vai sair o canal de conferência, se for verde está tudo liberado, o vermelho vai ser conferencia física e canal amarelo é canal documental.

Por que temem o canal vermelho: por que vai parar muita coisa no porto e o fiscal vai conferir, o importante é que tudo que está dentro do container seja correto, se você está comprando moto e colocando no documento carro vai ter problema e vai ter multa de 500 a 1000 reais, então é bom estar atento na documentação para não errar. O canal cinza é princípio de fraude, se você cair você está fazendo grandes problemas, como sonegação de impostos, isso vai ser grande problema e a sua carga vai ficar presa até 180 dias. Tem que fazer tudo certinho e pagar impostos, não tem como querer fazer confusão. Nota fiscal de entrada por importação, nessa hora que a carga viral nacional, o produto importado gera nota fiscal, se você tem sistema ERP lá que você gera a nota fiscal.

Vai no sistema da estadual do estado e faz a nota fiscal por importação, nessa hora que a carga viral nacionalizada e ela segue viagem para sua empresa, do porto até a sua empresa, contrate seguro com carga até a sua empresa, sempre tem gente olhando nas mercadorias.

Vender

Adiante comprar e fazer tudo e chegar a mercadoria no produto e você não conseguir vender: você precisa vender esse é o passo mais importante que é a venda do produto depois de importação. se você gosta do seu produto, você vai ter alguém que seja bom na venda do produto. Você tem diversas formas de desenvolver, e todos estão olhando na internet, uma onda que está olhando agora é o atacarejo atacado e varejo, você pode vender tanto no atacado como o varejo, você criar dois sites um focado no atacado e outro no varejo. Um só vende para o atacado com grande quantidade e o outro no varejo com menor quantidade e o preço menor, assim você vai ver qual o seu mercado.

O varejo é muito bom porque você pode criar a sua loja virtual e tem muito negócio, as partes tradicionais como lojas físicas e shopping, lojas de ambulantes como é isso, conheço pessoas que traz cabos de celular e vende os produtos em 2 categorias como premium e básico, vai vendendo nos lugares e tem display com isso da pra ganhar dinheiro vendendo 7-8 mil peças por mês, se você ganha 20 reais por produto você consegue uma grana muito boa, vendendo cabos de celular como venda ambulantes.

A loja física é muito bom mas tem o custo como água, luz telefone e aluguel, essas lojas são bonitas e tudo mais, porém tem custos. Você pode vender em shopping como a Chilli Beans que é um grande exemplo que vende óculos no shopping.

Os atacadistas não precisam ter ponto de venda mas tem que ter pressa na venda, pois tem que fazer a venda direta para o seu cliente. A forma de vender é você que vai determinar, se você tem pouca grana pra investir a internet é uma ótima opção e lá você vai conseguir evoluir.

  1. Ramo de negocio
  2. Fornecedores
  3. Custos dos produtos
  4. Pedido de compra
  5. vender com lucro
  6. desembaraço aduaneiro
  7. embarque dos produtos

O próximo passo você precisa aplicar tudo que foi informado e começar a aplicar na prática, é importante saber em qual passo você está pois assim você precisa saber qual o seu ramo de produto, onde você se encontra é importante saber para dar continuidade no seu negócio.

Você precisa aplicar agora, pra quem não desiste o sucesso é inevitável, não desista antes da hora vai atrás do seu objetivo e você vai conseguir o que precisa, não é fácil mas é possível, tomara que você não seja a pessoa que desista no meio do caminho, você não pode desistir do seu negócio e com um empreendedorismo melhor você vai ter o seu negócio com sucesso. Entregando produtos com qualidade para o seu cliente, para que o seu cliente seja cada vez mais felizes com o seu produto que você vai oferecer para o seu cliente.

Ganhar dinheiro é bom, dá conforto, o que você faz com o dinheiro você precisa investir da maneira correta e aplicar para gerar mais dinheiro. Caso você tiver qualquer dúvida sobre importação e precisa saber um pouco mais, estou a disposição para ajudar você, basta entrar em contato no site ou enviar um e-mail que vou te ajudar com o que você precisa saber mais sobre importação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.